Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Um guia para compreender o debate Passos vs Costa

17 set, 2015 - 13:23 • Marta Grosso , Cristina Nascimento

Líderes da coligação PSD/PP e do PS estiveram frente-a-frente para responder às questões da Renascença, Antena 1 e TSF. Resumimos tudo para que não se perca.

A+ / A-

Onde vai poupar mil milhões de euros em prestações sociais? Costa não responde

Foi o momento do debate. António Costa não respondeu às perguntas sobre a poupança de mil milhões de euros em prestações sociais. A proposta do PS é cortar esse valor através da imposição de condição de recursos em prestações não contributivas. Costa remeteu a discussão para uma reunião na concertação social.


“A austeridade não dá resultados”. Passos e Costa trocam acusações

Admitindo que “o Syriza adoptou a estratégia errada”, o secretário-geral do PS insistiu ser “necessário virar a página da austeridade”.

O primeiro-ministro respondeu: "A austeridade teria sido evitada se o PS não tivesse conduzido o país à quase bancarrota”.


Passos e Costa não descartam participação militar contra Estado Islâmico

Passos Coelho e António Costa reconhecem que Portugal não poderá ficar de parte das responsabilidades assumidas pela comunidade internacional. Mas o assunto “tem que ser avaliado em concreto”, diz o líder do PS. Já Passos admitiu que a “solução militar pode agravar” os problemas.


Passos reafirma défice abaixo dos 3% este ano

O primeiro-ministro reafirmou que o Governo se está a bater por um défice inferior a 3% em 2015. E garante que vai conseguir.


Passos diz que Governo salvou contas de Lisboa. “É preciso ter lata”, atira Costa

Em causa, estão 277 milhões de euros da compra e venda dos terrenos do aeroporto. A moderadora Maria Flor Pedroso, da Antena 1, foi obrigada a intervir: “Nenhum dos senhores é candidato à Câmara Municipal de Lisboa”.


Mercado laboral. Dar estabilidade às reformas realizadas

Pedro Passos Coelho prefere não mexer nas reformas lançadas pelo seu Governo e defende mais flexibilidade e criação de trabalho, apostando na qualificação. “Houve um Governo do PS que prometeu a escolaridade obrigatória de 12 anos, mas foi este Governo que o fez”, destacou o primeiro-ministro.


PS rejeita acordo com coligação se houver corte de 600 milhões nas pensões

“Quer ganhe, quer perca, o senhor aceita, no dia a seguir às eleições, conversar sobre uma reforma do sistema de pensões?”, perguntou Passos. António Costa não respondeu directamente.


Educação. “Qualidade da escola pública também se mede pela inclusão”

António Costa considera que o aumento significativo do número de crianças com necessidades especiais e a redução dos recursos afectos a essas crianças fez com que muitas deixassem a escola.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • açor
    18 set, 2015 tuesumparvo 10:17
    Oh FS Quem anda a ser bem sovado pelo coelho, não é o António Costa, são milhares e milhares de portugueses que andam na miséria. O seu comentário não tem por onde se pegue. Tenha vergonha. Vocês deveriam era estar na mesma situação de pobreza em que muitos se encontram. Vai perguntar aos muitos portugueses para que é que lhes interessa este debate? Se bem que qualquer um que entre não passará de uma marionete. Isto é para continuar o mesmo e mais forte, mas haverá sempre um idiota que dirá que está bem...
  • Ferreira
    18 set, 2015 açores 10:04
    Oh Paulo Oliveira, tu deves ser daqueles que não sabe o que é ganhar um salário miserável, que quando chega a meio do mês, muitas vezes começa a faltar o dinheiro para pagar a água e a luz. Ah pois é, o mal de vocês é de olharem só para si. Isto chama-se egoismo. Até quando vão os funcionários ter os salários congelados? Ou vai dizer que foram os funcionários públicos que tiveram culpa desta crise? Sabe há quanto tempo é que eles não sobem? Pois digo-lhe: desde 2009. E vem você falar em subir reformas e salários. Tenha vergonha. Mas digo-lhe qualquer pessoa sabe que mesmo que entre o A.Costa, é para ser mais um coelho a governar, pois como se sabe estamos entregues a uma Europa sem democracia e a uma troika fascista, como os político que forem eleitos nunca vão passar de marionetes nesta europa da treta e desta troika. Sinceramente, este seu comentário não tem nada que se aproveite. Falar de barriga cheia, qualquer um fala, por-se no lugar dos outros é que não....
  • Raúl Falcão
    17 set, 2015 Lousada 23:29
    Óh D. LUIZA falar em Manuela F. Leite só por engano ou distração.Ou então porque é vizinha ou lhe deve um favor. Essa senhora foi a ministra mais sinistra para as micro,pequenas empresas e até alguma classe média.Ela julga os outros provavelmente por si.Para ela em pequenos empresários e gerentes destas empresas eram todos desonestos,por isso criou o pagamento por conta por resultados que hipoteticamente as empresas tivessem lucros. E por isso pagavam antecipadamente.Só que o Fisco logo que apanhava lá a massa era melhor dizer-lhe adeus ,porque nunca mais o devolvia mesmo a empresa dando prejuizo.E mais a empresa que não pagasse este imposto antecipado era multada com coimas,juros e despesas processuais.Ainda hoje é assim.Por isso esta pessoa não é credível e anda ressabiada com esta nova gente do seu partido por a terem preterido em favor de Passos.Por isso deixe essa mulher gozar a sua reforma e não nos traga uma pessoa que só ela é séria e sabe tudo.Como governante por onde passou que eu saiba não deixou nenhuma marca,nem saudades com quem ela trabalhoi.E ao partido devia estar agradecido pelo que fez por ela e agora traiu sempre que pode.Ela e Pacheco Pereira são duas almas que o partido já devia os ter posto na prateleira.Só que gostem ou não naquele partido há democracia e respeito pelos militantes senão já os tinham corrido.Olhe! se fosse no PS já eram e no PC não se fala .Por isso D. Luiza esqueça os seus fantasmas que ao ouvir o nome dela até me assusta.
  • Filipa
    17 set, 2015 lisboa 21:28
    2 Artigos do Jornal Expresso deste ano - 1º artigo a 05.06.2015 - Pobreza aumentou para níveis do início do século, (nos últimos 4 anos). 2º artigo a 01.07.2015 - Porsche bate recorde de vendas em Portugal . ESCLARECEDOR !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • Luisa
    17 set, 2015 Lisboa 19:41
    A Coligação tinha um trabalho muito exigente, é verdade! Era urgente implementar políticas que fizessem Portugal andar para a frente. Certo!, Mas... Os resultados que dizem estar a aparecer, (tipo os do emprego, que dizem estar a melhorar....óbvio, contando com os sazonais, apurados nos últimos 3 meses, e que vêm agora refletidos nas estatísticas, mas que deixarão de existir após o Verão....melhor dizendo após as eleições..., mas shuiiiiiuuuu para os mais distraídos não ouvirem......., E ainda assim, em relação aos 200.000 empregos que dizem ter criado, estão a omitir as 350.000 pessoas obrigadas a emigrar, para arranjar trabalho.... nisso não falam eles..., não vão os mais distraídos começarem a questionar....) Se era imperativo tomar medias? Claro que era! Mas não da forma como foram tomadas, levando meio país para a fome e miséria, obrigando pessoas a viverem no limiar da condição humana, como eu nunca me lembro de ter visto neste país anteriormente...e a abrir todos os noticiários. E ainda se gabam de terem ido além da troika! Que social democratas eles são... Como os Ingleses dizem - Engana-me uma vez, a culpa é tua. Engana-me duas, a culpa é minha.... Só votaria na coligação se a Dra. Manuela Ferreira Leite fosse candidata a primeira ministra, com toda a sensibilidade social democrata que a Dra. MFL transparece, e que a situação do país exige, mas que NUNCA vi com este governo de Passos Coelho. Por isso VOU VOTAR PS, SEM QUALQUER MARGEM PARA DUVIDAS !
  • Rui Palha
    17 set, 2015 Alenquer 19:32
    Votem em Costa e pelas mãos dos xuxas teremos a 4º entrada da troika. Uns poupam outros gastam
  • NL
    17 set, 2015 Ermesinde 19:23
    Ouvi o debate entre Passos Coelho e António Costa. No próximo dia 4 vou votar e vou votar naquele candidato que mais defende os meus interesses e melhor defende os interesses do mês país. O voto é livre e secreto. Cada um que vote de acordo com a sua dignidade. Sei que um criminoso não votará como um não criminoso. Sei que um canalha não votará como um não canalha. O voto é secreto. Votem como quiserem. De acordo com os resultados tomarei as medidas que achar convenientes para defender os meus interesses.
  • Machado
    17 set, 2015 Genebra 19:22
    So alguem maloquinho da cabeça è que pode dizer que Passos ganhou a debate, so se fosse por berrar mais alto, porque aquilo que disse è rigorosamente o mesmo daquilo que disse no ultimo debate, mas para muitos jornalistas que ficaram tao chatiados por o Costa ter ganho o debate estao a tentar iludir algumas pessoa que ainda alinham com esses jornalistas
  • ANTÓNIO MOREIRA
    17 set, 2015 PAREDES 19:19
    HOJE APÓS ESTE DEBATE NA RADIO ,SEM DUVIDA NENHUMA, O PRIMEIRO MINISTRO PASSOS COELHO É UM BOM ECONOMISTA PARA CONTINUAR A GOVERNAR PORTUGAL O SR ANTÓNIO COSTA DEVE SER UM BOM ADVOGADO , MAS NÃO SERVE PARA GOVERNAR.
  • FS
    17 set, 2015 LOURES 19:15
    Sr Passos Coelho, o que o sr. fez hoje é indigno e não está de acordo com um homem de bem, que o sr. é. Então. o sr. não tem remorsos em ter dado esta tareia tremenda no candidato? O sr. sovou-o sem dó nem piedade, esquecendo-se que ele é um pobre idoso, de cabelos brancos e que, acima de tudo, não pode nem sabe defender-se. Para a próxima escolha um à sua altura, sff.

Destaques V+