Tempo
|
A+ / A-

UNICEF: “Está-se a perder uma geração inteira de crianças”

03 set, 2015 - 07:32

Estados não têm capacidade para receber crianças refugiadas na escola, porque os seus sistemas de ensino não foram criados para as absorver.

A+ / A-
Mais de 13 milhões de crianças estão impedidas de ir à escola devido aos conflitos no Médio Oriente e no Norte de África.

O número consta de um relatório da UNICEF, publicado esta quinta-feira, onde é medido o impacto da guerra nas crianças em idade escolar em países como a Síria ou o Iraque.

A UNICEF adverte que se está á beira de perder uma geração inteira de crianças. Afastadas das escolas, estas crianças, diz o relatório, acabam por trabalhar ilegalmente, são vulneráveis à exploração e mais facilmente recrutadas para grupos armados.

A principal razão para as crianças não poderem ir às aulas é ataques a escolas. Alguns edifícios são utilizados como abrigo para famílias deslocadas, outros como base para combates.

Na Síria, no Iraque, Iémen e Líbia, perto de nove mil escolas estão sem condições para uma normal utilização e milhares de professores abandonaram a região, com medo.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância garante mesmo não ser coincidência o facto de muitos deles estarem a chegar à Europa. São refugiados que dizem ter na educação dos filhos a principal prioridade: um direito básico e essencial, que não pode ser garantido pelos países de onde são naturais.

Diz o estudo que os estados que estão a receber estes refugiados não têm capacidade para receber estas crianças na escola, porque os seus sistemas de ensino não foram criados para as absorver.

O responsável pelo relatório afirma que a Europa está “a arrebentar pelas costuras” e com dificuldades para fazer face a este que é o maior movimento demográfico desde a Segunda Guerra Mundial.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+