Tempo
|
A+ / A-

Papa diz que foi a Sarajevo para encorajar a reconciliação

07 jun, 2015 - 11:11 • Aura Miguel, em Roma

Após a oração do Angelus, este domingo, Francisco sublinhou que a reconciliação depois de um conflito é um processo cansativo e difícil, mas possível.  

A+ / A-
O Papa Francisco recordou esta manhã em Roma a sua viagem de um dia a Sarajevo, realizada no sábado.

Aos presentes na Praça de São Pedro e a todos os que seguiam pela televisão, o Papa explicou as razões que o levaram a querer visitar a Bósnia.

Francisco insiste que foi na qualidade de “peregrino da paz e da esperança”.

“Sarajevo é uma cidade-símbolo. Durante séculos foi um lugar de convivência de povos e religiões, ao ponto de ser chamada ‘Jerusalém do Ocidente’. No passado recente tornou-se símbolo das destruições da guerra. Agora está em curso um belo processo de reconciliação e foi sobretudo por isso que lá fui: para encorajar esta caminhada de convivência pacífica entre as diversas populações; um caminho cansativo e difícil, mas possível! Estão a fazê-lo bem.”

Durante a reflexão sobre o Evangelho do dia, o Papa recordou que em muitos países, como é o caso de Portugal, a Igreja assinala este domingo a solenidade do Corpo de Deus.

“Que a festa do Corpo de Deus inspire e alimente sempre mais em cada um de nós o desejo e o empenho por uma sociedade acolhedora e solidária”, pediu.

“Confiemos estes desejos ao coração da Virgem Maria, mulher eucarística. Que ela suscite em todos a alegria de participar na Santa Missa, sobretudo no dia de domingo e a coragem alegre de testemunhar a infinita caridade de Cristo”, concluiu Francisco.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+