Tempo
|
A+ / A-

Famílias de Évora em jornada de fé até ao Santuário de Vila Viçosa

26 mai, 2015 - 15:49 • Rosário Silva

Está “preparado para que as famílias respondam a este apelo de comunhão e participem em grande número”.

A+ / A-
Uma jornada de fé, de convívio e de esperança. Assim se espera que seja a Peregrinação Diocesana das Famílias da Arquidiocese de Évora. Integrada no plano pastoral, surge igualmente em resposta aos apelos do Papa Francisco e com a noção clara de é urgente cuidar da família.

“O nosso objectivo é que seja a peregrinação das famílias, sobretudo para dar visibilidade às famílias cristãs”, refere à Renascença D. José Alves. O arcebispo de Évora espera uma grande adesão à iniciativa que a Pastoral Familiar está a organizar.

O cónego Mário Tavares de Oliveira lembra que “apesar das inquietudes, a Igreja tem um modelo de família de que não abdica e, por isso, é necessário olhá-lo com esperança”.

O sacerdote não esconde preocupações em torno deste tema até porque “a família é uma das grandes inquietações da sociedade do nosso tempo” gerando “fracturas e questionamentos”. Porém, “a Igreja tem ideias muito claras do que é a família e não abdica de propor seu projecto como um ideal de família para a sociedade. De maneira serena, numa reflexão serena, numa proposta até esperançosa, a Igreja quer ser fiel à sua missão e continuar a propor os caminhos da família com um estatuto cristão pois está consciente que é uma mais-valia para a sociedade”, acrescenta.

Quem se juntar à jornada vai poder, logo no início (manhã de sábado) participar numa peregrinação a pé a partir de três localidades próximas de Vila Viçosa, até ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

As actividades no Solar da Padroeira de Portugal compõem-se de terço, adoração ao Santíssimo e confissões. O ponto alto é a Eucaristia a celebrar no recinto às 11h30, presidida por D. José Alves. A tarde será de convívio e animação.

Um programa feito a pensar em todos os membros da família, independentemente das idades. Todos são bem-vindos e necessários para reforçar a importância da família na sociedade actual.

O padre Fernando Lopes responsável pela Pastoral Juvenil e da comissão organizadora, diz à Renascença que tudo está “preparado para que as famílias respondam afirmativamente a este apelo de comunhão e participem em grande número”. 

“Vamos ter no dia 30 de Maio um sinal claro das nossas famílias diocesanas em Vila Viçosa e que serão também um testemunho de que a família está viva e tem muito para dar à nossa Igreja e à nossa sociedade”, sublinha.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+