Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tem entre 18 e 59 anos e gosta de atum em conserva? Então pode ser voluntário deste estudo

19 set, 2018 - 07:21

Investigadores querem criar uma "super-conserva" que, comprovadamente, proteja a saúde cardiovascular dos consumidores.

A+ / A-

Um grupo de investigadores do Porto procura 30 voluntários saudáveis interessados em participar num estudo que quer avaliar o efeito do consumo de atum em conserva, enriquecido em ácidos gordos ómega 3, na saúde cardiovascular.

O estudo integra-se num projeto inovador intitulado FUNCTIONALTUNA - desenvolvimento de conservas de atum funcionais, cujo objetivo é criar uma "super-conserva" que, comprovadamente, proteja a saúde cardiovascular dos consumidores.

"Deparamo-nos frequentemente com embalagens que dizem 'rico em ómega 3'. O que esta equipa pretende é testar, cientificamente, se o consumo de um alimento enriquecido com ómega 3 tem uma influência direta e mensurável nos indicadores da saúde cardiovascular das pessoas", explicou à agência Lusa André Rosário, investigador do CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, no Porto, e membro da equipa responsável pelo ensaio clínico.

Aos voluntários – entre os 18 e os 59 anos - será pedido que visitem duas vezes a sede CINTESIS, no Porto, com duas semanas de intervalo. Aí, farão avaliações clínicas em jejum e, depois, serão convidados a tomar um pequeno-almoço reforçado, com pão, iogurte, queijo e atum. Numa das visitas, o atum será enriquecido com ácidos gordos ómega 3. Na outra, será atum normal.

A avaliação dos marcadores de risco cardiovascular será realizada em jejum e durante as cinco horas após o consumo da refeição em estudo. Esses dados serão depois comparados e a eficácia da ingestão da conserva de atum rico em ómega 3 será aferida.

De acordo com os investigadores, a colaboração no projeto não implica a toma de qualquer medicamento e as avaliações médicas (análises ao sangue, medição da pressão arterial e outras) são realizadas por profissionais de saúde experientes.

Criar uma super-conserva

Os resultados deste estudo clínico vão esclarecer os consumidores e os profissionais de saúde sobre os reais efeitos na saúde do consumo de conservas de atum contendo óleo de peixe rico em ómega 3.

A longo prazo, esclareceu o investigador André Rosário, o projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma conserva de atum que contenha um conjunto de ingredientes funcionais em quantidade suficiente para permitir uma resposta fisiológica na proteção cardiovascular, com a manutenção de níveis normais de triglicerídeos no sangue, permitindo a sua classificação como um alimento funcional.

Recordou que os ácidos gordos ómega 3 existentes no peixe gordo têm demonstrado eficácia na redução de triglicerídeos e na manutenção da pressão arterial.

Os interessados em participar no estudo clínico podem inscrever-se via e-mail (ensaiosclinicos.cintesis@gmail.com ou cintesis@cintesis.eu) ou através do telefone 22 551 3622.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Henrik
    19 set, 2018 Lx 15:53
    e também ver os níveis de (metil)mercúrio...
  • Sou Eu
    19 set, 2018 Aqui 15:17
    Pergunta alguém: "quem paga o funeral?" Se alguém se quiser suicidar eu pago- lhe o funeral. Que não seja por isso! Enfim, preocupações de gente imbicil! Se se preocupassem com a vida. De que vale saber quem paga o funeral se não está vivo? Mundo de gente triste. Sois uns desinfelizes?
  • Sousa
    19 set, 2018 Rio Torto 15:03
    Vendedores da banha da cobra, e a RR a patrocinar! Anda meio mundo a enganar a outra metade! RR é lixo!
  • VICTOR MARQUES
    19 set, 2018 Matosinhos 10:49
    E, se as coisas derem para o torto, quem é que pago o funeral???!!!...

Destaques V+