A+ / A-

Tempestade “Helene” eleva para vermelho aviso de chuva nos Açores

14 set, 2018 - 11:55

Flores e o Corvo devem estar atentos à precipitação entre as 12h00 e as 24h00.
A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para vermelho o aviso de precipitação para as ilhas do grupo ocidental dos Açores devido à passagem da tempestade "Helene", neste fim de semana.

Aviso para as Flores e o Corvo referente a precipitação vai vigorar das 12h00 às 24h00 de sábado.

A meteorologista Vanda Costa, da delegação do IPMA nos Açores, explicou à agência Lusa que o nível de aviso foi elevado porque, segundo as novas previsões, é expectável que "ocorra mais precipitação no grupo Ocidental, já que está previsto que o centro da tempestade tropical possa passar mais próximo das ilhas" deste grupo.

No seu último comunicado, de quinta-feira à noite, o IPMA adiantava que a tempestade tropical "Helene" estava a deslocar-se para norte com uma velocidade de 30 quilómetros por hora, acrescentando que os mais recentes dados indicam um desvio da trajetória mais para leste do que o previsto no comunicado anterior.

Por isso, é provável (probabilidade entre 40% e 70%) que o centro da tempestade atravesse a zona entre os grupos Ocidental e Central, aumentando a intensidade do vento e a agitação marítima, sendo pouco provável (probabilidade entre 20% e 40%) que o centro da tempestade passe pelo grupo Oriental.

Foram ainda emitidos avisos laranja para as Flores e Corvo devido à agitação marítima e ao vento durante este fim de semana.

Para o grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial), o IPMA emitiu ainda avisos amarelo e laranja tendo em conta as previsões de chuva forte, vento e agitação marítima. No grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), foram emitidos avisos amarelos por causa da chuva e vento.

O ciclone "Helene", que já foi um furacão de categoria 2, está agora classificado como tempestade tropical, devendo tornar-se nas próximas 48 horas num ciclone extratropical, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.