A+ / A-

Bispo Emérito de Viseu condecorado duas vezes. “Apenas fiz o que me estava confiado"

13 set, 2018 - 15:54 • Liliana Carona

Tondela e Viseu homenageiam D. Ilídio Leandro “pela sua dimensão humanista”.
A+ / A-

O Bispo Emérito da diocese de Viseu vai ser condecorado duas vezes este mês: no domingo, dia 16, em Tondela, e depois na sexta-feira, dia 21, em Viseu.

A primeira condecoração será entregue às 18h30, no encerramento da FICTON – Feira Industrial & Comercial de Tondela, no dia em que se assinala o Dia do Município.

A medalha municipal de ouro será entregue a D. Ilídio Leandro “pela sua dimensão humanista, defesa de valores civilizacionais e grande serviço à região”, refere a autarquia em comunicado.

A Câmara de Tondela define ainda o bispo como “homem prestigiado que sempre pautou a sua ação pela simplicidade e pela proximidade”.

D. Ilídio agradece o reconhecimento, mas diz que nada fez de especial.

“Aceito naturalmente e agradeço. Reconheço que foi um gesto de simpatia e amizade, mas não me sinto mais glorificado por serem atribuídas estas medalhas”, diz à Renascença.

O bispo emérito da diocese de Viseu “qualifica mais a bondade e generosidade das pessoas que atribuem do que o mérito de quem recebe. Porque eu, de facto, não reconheço que fiz nada de especial para receber estas duas condecorações destes concelhos”, justifica.

“Fiz aquilo que era a minha obrigação, procurei realizar a minha missão da melhor forma possível, fiz o trabalho que me estava confiado”, acrescenta D. Ilídio Leandro.

De Viseu, o bispo emérito vai receber, no dia 21 de setembro, o Viriato de Ouro – o mais prestigiado galardão do município onde D. Ilídio continua a trabalhar, tal como era sua ambição.

“Tenho celebrado no centro pastoral aos fins de semana, tenho substituído alguns sacerdotes, estou atento e disponível para substituir e ir ao encontro dos padres naquilo que precisarem de mim”, assume.

A cerimónia de entrega do Viriato de Ouro vai decorrer na Igreja da Nossa Senhora da Conceição, a seguir à missa, às 11h30, culminando numa procissão evocativa a S. Mateus, no dia 21.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.