A+ / A-

Furacão deve atingir todas as ilhas dos Açores

13 set, 2018 - 01:24

A partir de sábado é esperado vento muito forte com rajadas até 120 quilómetros por hora, chuva forte e ondas do quadrante sul entre 6 a 8 metros de altura.
A+ / A-

O furacão “Helene” estava às 21h00 locais de quarta-feira a 2.050 quilómetros do arquipélago dos Açores, onde deve chegar no sábado, sendo esperado que os efeitos se sintam em todas as ilhas, em especial no grupo ocidental.

“O furacão está a deslocar-se para norte a 20 quilómetros por hora, prevendo-se que diminua de intensidade durante a quinta-feira, passando a classificar-se como tempestade tropical. De acordo com a previsão, é provável que as ilhas do grupo ocidental [Flores e Corvo] comecem a sentir os efeitos desta tempestade, a partir da tarde de sábado", refere o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em comunicado.

Segundo o comunicado, prevê-se, a partir da tarde de sábado, "vento muito forte do quadrante sul com rajadas até 120 quilómetros por hora, chuva forte e ondas do quadrante sul entre 6 a 8 metros de altura" nas Flores e no Corvo.

"Nas restantes ilhas do arquipélago também se prevê um agravamento do estado do tempo, devido à passagem da tempestade tropical, no entanto será de forma menos significativa", acrescenta o IPMA.

Para as ilhas do grupo central - Faial, Pico, Terceira, Graciosa e São Jorge - está previsto vento forte do quadrante sul com rajadas até 80 quilómetros por hora e períodos de chuva forte, enquanto no grupo oriental - São Miguel e Santa Maria - é expectável vento do quadrante sul moderado a fresco com rajadas até 50 quilómetros por hora e períodos de chuva forte.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.