Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal no "top-10" do "ranking" das democracias

11 set, 2018 - 08:02

A lista é liderada pela Noruega, seguida pela Suécia e Estónia.

A+ / A-

Portugal está no 10º lugar no "ranking" das democracias mundiais. De acordo com o Relatório da Democracia de 2018, do projeto V-Dem, Portugal fecha o "top 10", entre 210 países analisados.

A lista é liderada pela Noruega, seguida pela Suécia e Estónia. Nos dez primeiros estão apenas três países não europeus: Costa Rica (6º lugar), Austrália (8º) e Nova Zelândia (9º).

O estudo aborda também análises mais sectoriais. Nos indicadores eleitoral, de liberdades e igualdades sociais, Portugal desce para o 11º lugar.

Mas é no que respeita à participação política que o país regista piores resultados. Portugal ocupa o 38º lugar nesse indicador.

A nível mundial, o relatório destaca que os níveis de democracia global permanecem altos, porém, pela primeira vez desde 1979, o número de países em perda democrática é igual ao dos que estão a avançar democraticamente.

Os autores do relatório alertam para o aumento das autocracias, em países como o Brasil, Índia, Rússia, Turquia e Estados Unidos da América.

“A autocracia afeta um terço da população mundial, ou seja, cerca de 2,5 mil milhões de pessoas. Isto representa uma enorme redução da proteção global dos direitos e liberdades”, pode ler-se no texto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vitor
    11 set, 2018 Aveiro 12:16
    Portugal, uma democracia avançada ? Vou ali e já venho...

Destaques V+