Tempo
|
A+ / A-

Professores promovem caravana de protesto pelo país

10 set, 2018 - 07:01

Simboliza a constante instabilidade/mobilidade que milhares de professores sentem nas suas vidas.

A+ / A-

O Sindicato de Todos os Professores (STOP) vai iniciar uma campanha em defesa da escola pública que arranca na segunda-feira com a realização de uma caravana por todos os distritos do país.

André Pestana, dirigente sindical do STOP explicou à agência Lusa que esta é uma das iniciativas decididas no encontro nacional do sindicato, que teve lugar no sábado, e onde ficou definido avançar com um conjunto de formas de luta por melhores condições para todos os que trabalham na escola pública.

A Caravana em defesa da escola pública, explicou, percorrerá praticamente todos os distritos de Portugal Continental já a partir de segunda-feira e até 20 setembro e em cada dia terá um ou dois assuntos chave.

Na segunda-feira, o tema será a necessidade urgente de remover estruturas de amianto de todas as escolas portuguesas e iniciar-se-á às 11h00 junto à sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, às 16h00 na Escola Secundária de Seia e, às 21h15, na Biblioteca Municipal da Covilhã.

Esta iniciativa, frisou, será realizada numa autocaravana que simboliza a constante instabilidade/mobilidade que milhares de professores sentem nas suas vidas.

Até 20 de setembro, com a passagem por vários distritos, adiantou André Pestana, o STOP pretende também contribuir para a recolha de assinaturas para a Iniciativa Legislativa Cidadão (ILC), destinada à contagem imediata de todo o tempo de serviço dos professores.

A ILC foi lançada em abril, no âmbito das reivindicações relacionadas com o descongelamento das carreiras da administração pública e pode ser assinada por qualquer cidadão.

Os professores reclamam a contagem de nove anos e quatro meses de serviço e rejeitam que o processo se faça faseadamente ao longo dos próximos anos, conforme foi proposto nas negociações entre o Governo e os sindicatos do setor.

Segundo o dirigente do STOP, no encontro de sábado foi ainda decidida a criação de grupos de trabalho para ver a viabilidade de realizar outras iniciativas em defesa da escola pública, entre as quais vigílias.

Por outro lado, o STOP decidiu ainda aderir à manifestação nacional marcada para 5 de outubro, Dia Internacional do Professor e na qual esta prevista a participação de outras organizações sindicais, entre as quais a Federação Nacional dos Professores (Fenprof).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Professor
    11 set, 2018 ME 20:18
    O S.T.O.P está a agitar as águas, basta ver os comentários aqui no site: 2 conhecidos blogueiros ao serviço do governo, esforçam-se por deitar abaixo as iniciativas e tentar criar vagas de fundo contra os professores um vomitando a habitual parada de insultos baratuchos retirados do manual da desmoralização que se resume a cumprir ordens de quem lhe paga, outra, iludindo a inveja própria, falando em outras classes que são exploradas apenas e só porque preferem defender o empregozeco escravo, a lutar pelos direitos que têm, e que claro, não lhos dão porque eles não lutam por eles. Um e outra são de ignorar, o falatório deles é devido a vocês estarem a fazer mossa. Continuem a luta e deixem lá os cães a ladrar, que a caravana acaba por passar
  • Helena Coelho
    11 set, 2018 porto 14:15
    Repor, repor e mais repor... é quase a palavra de ordem. Tudo isto em favor de uma classe que sempre foi privilegiada. E os trabalhadores por conta de outrem onde é que ficam? Também foram vítimas da crise, também lhe foram cortados os salários e até os empregos. e uma grande parte nunca mais conseguiu arranjar emprego compatível. Continuamos a falar de Portugueses de primeira e Portugueses de segunda?
  • António dos Santos
    10 set, 2018 12:27
    Porque não vão estes palhaços, preparar bem as aulas que vão ter de dar?! Passam a vida a pensar como roubar os portugueses, em vez de, pedir formação, que a maioria não tem. O resultado do trabalho dos professores, está espelhada, nos resultados finais, que são uma vergonha. O que revela a total incompetência da maioria dos professores, para darem aulas!

Destaques V+