Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo diz que função pública terá aumento de 3,1% em 2019

05 set, 2018 - 21:11

O aumento médio previsto para os funcionários públicos no próximo ano vai representar uma subida “das despesas com pessoal de cerca de 750 milhões de euros”.

A+ / A-

Os trabalhadores da Administração Pública “terão um aumento ao longo de 2019 de mais 3,1% face a 2018”, refere o Ministério das Finanças no dia em que começou a ouvir as associações sindicais sobre o Orçamento do Estado para o próximo ano.

O valor resulta do descongelamento das carreiras, o que “implica duas valorizações remuneratórias adicionais em maio e dezembro de 2019”.

O aumento médio previsto para os funcionários públicos no próximo ano vai representar uma subida “das despesas com pessoal de cerca de 750 milhões de euros”.

“Desta forma pretende-se garantir em apenas dois anos, a recuperação de nove anos de carreiras (2011 a 2019) o que constitui um esforço financeiro bastante elevado e um passo muito importante na valorização das carreiras dos trabalhadores e da normalização da Administração Pública, referem as Finanças, em comunicado.

O Ministério das Finanças recebeu esta quarta-feira os sindicatos da função pública para a primeira ronda de negociações com vista ao próximo Orçamento do Estado.

José Abraão, da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), saiu com a indicação de que recebem uma contraproposta do Governo no dia 19.

Além da Fesap, foi recebido também o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE). A dirigente Helena Rodrigues esperava mais desta reunião.

Ana Avoila, da Frente Comum, que exige aumentos entre 3,5 e 4%, avisa que não abdica nem duma contraproposta do executivo, nem duma melhoria salarial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Professor
    06 set, 2018 ME 16:04
    Como pode o governo olhar nos olhos e mentir desta maneira? O dito "aumento" nada mais é que os efeitos do descongelamento, mas apenas para aqueles poucos que podem progredir, e digo poucos, pois por via do congelamento, o "relógio" parou mais de 9 anos, e só agora recomeçou a contar, ou seja, embora alguns subam, há muito boa gente que demorará anos, a (talvez) subir um escalão, quando, se não houvesse congelamento, estaria neste momento 2 escalões acima. E o governo fala em "aumentos" que na realidade não existem, e lança mão da carta do "aumento da despesa" para incendiar a Opinião Pública que ainda vai nestas cantigas ´- porque aqueles que não são "Maria, vai com as outras" e pensam pela sua cabeça, olham para estas notícias ... e sorriem. Com o PSD-CDS sabíamos com o que podíamos contar: NADA! Estes, levantam ilusões e depois assobiam para o lado e disfarçam com paleio. E o BE e PCP a apoiar isto ...

Destaques V+