Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sismo registado a noroeste Peniche fez "abanar alguns objetos em casa"

04 set, 2018 - 07:20

O epicentro foi no Atlântico às 7h12, a 205 quilómetros de Lisboa, segundo o Centro Sismológico Euromediterrânico.

A+ / A-

O abalo foi sentido em várias zonas do litoral, mas sobretudo a norte de Aveiro. O Centro Sismológico Euromediterrânico atualizou o sismo desta manhã para os 4.8 na escala de Richter, a cerca de 130 km a Noroeste de Peniche.

Já o Instituto Português do Mar e da Atmosfera adianta que o sismo registado às 7h12, nas estações da Rede Sísmica do continente, teve uma magnitude de 4.6 na escala de Richter e epicentro a cerca de 130 quilómetros a Oeste do Cabo Mondego.

"Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Santa Maria da Feira [Aveiro] ", adianta o comunicado do IPMA.

De acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil, este abalo foi sentido no Norte do país, tendo a Autoridade já recebido alguns pedidos de informação.

Fonte dos Sapadores Bombeiros de Vila Nova de Gaia disse à Lusa que os Sapadores receberam "bastante chamadas devido à curiosidade das pessoas", mas que não há registo de danos.

Ouvidos pela agência Lusa, alguns habitantes das cidades do Porto e de Matosinhos disseram ter sentido o tremor que fez "abanar alguns objetos em casa".

Também o Comando Distrital de Operação de Socorro e os Sapadores do Porto disse que, embora o sismo se tenha sentido, não houve nada de relevante a registar no distrito.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

Os sistemas já registaram uma réplica de 2.7 às 7h29.

Veja aqui o site do Centro Sismológico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro
    04 set, 2018 Gondomar 09:07
    Sismo natural ou mais um provocado por testes nucleares?

Destaques V+