Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Helicópteros proibidos na Europa são usados em Portugal

30 ago, 2018 - 00:50

Os aparelhos estão a operar “porque tiveram uma autorização especial”, diz o Governo.

A+ / A-

Os três helicópteros Kamov que o Estado contratou para integrar o dispositivo de combate a fogos deste ano pertencem a uma empresa moldava que não tem autorização para voar no espaço europeu.

A informação está a ser avançada pelo "Jornal de Notícias" (JN) na edição desta quinta-feira.

Segundo o JN, os aparelhos só estão a operar “porque tiveram uma autorização especial”. A Renascença contactou o Ministério da Administração Interna, que não quis fazer mais esclarecimentos. Limita-se a dizer que os Kamov têm aval da Autoridade Nacional de Aviação Civil para voar no nosso país. E é por causa dessa "autorização especial" que estão a operar em Portugal.

A Renascença contactou também a Autoridade Nacional de Aviação Civil, mas não obteve, até agora, qualquer resposta.

A empresa moldava esteve durante nove anos na lista negra da União Europeia.

A contratação dos três Kamov custou cerca de 3,6 milhões de euros.


[Notícia atualizada às 10h40 com reação do Governo à Renascença]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    30 ago, 2018 aveiro 18:31
    Esta "Noticia " que relata que ouve irregularidade na contratação destes aparelhos no tempo do Governo Sócrates, chega aos tablóides só agora porque razão ????...Já agora não se esqueçam de trazer de novo a tona da água os submarinos aos quais o então Ministro Paulo Portas que no 21-04-2004 deu a sua aprovação para aquisição dos dois submersíveis, igualmente problemáticos, igualmente dos Pandur que o mesmo Ministro igualmente assinou e que o Ministro Aguiar Branco abandonou o programa por inconformidades. Portanto entre outros casos que não são do nosso conhecimento e que todos eles cheiram a corrupção, só a uma ilação a ter em conta. Nenhum responsável Politico que prejudicou o Estado ( que somos nós todos ) com os nossos impostos, foi condenado !... Se a Corrupção tivesse cotação em bolsa, Portugal era RIQUÍSSIMO !
  • Vera
    30 ago, 2018 Palmela 18:00
    "A contratação dos três Kamov custou cerca de 3,6 milhões de euros." Com certeza, se foram contratados e se custou (pretérito prefeito)! têm que voar! temos que deixar de ser mesquinhos.
  • Americo
    30 ago, 2018 Leiria 16:00
    "...Os aparelhos estão a operar “porque tiveram uma autorização especial”, diz o Governo...." Quem licenciou ?
  • Filipe
    30 ago, 2018 évora 14:26
    Os aviões Russos MIG também não tem licença para voar no espaço Europeu e sempre que fazem passagens os nossos F16 vão lá bater a pala e a respetiva vénia . O respeito é muito bonito no Mundo .
  • sofia
    30 ago, 2018 13:09
    Pertencem a uma empresa moldava que não tem autorização para voar no espaço europeu?? Seria bom que explicassem porquê
  • Luvas
    30 ago, 2018 habitat 10:28
    Se voam em segurança e estão prontos para cumprir o que se espera deles, a não-autorização É uma questão de lobbys. Alguém não pagou as luvas habituais ...

Destaques V+