Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rússia mostra os músculos nos maiores jogos de guerra das últimas décadas

28 ago, 2018 - 16:51

Vão estar envolvidos mais de 300 mil soldados, mais de mil aviões de guerra, duas frotas navais russas e todas as unidades aerotransportadas do país. NATO diz que foi informada e tenciona monitorizar as manobras.

A+ / A-

A Rússia vai realizar em setembro os seus maiores jogos de guerra em quase quatro décadas, anunciou esta terça-feira o ministro da Defesa, Sergei Shoigu.

O exercício militar Vostok-2018 (Leste-2018) vai contar com a participação das forças armadas da China e da Mongólia.

Os números são impressionantes. Vão estar envolvidos mais de 300 mil soldados, mais de mil aviões de guerra, duas frotas navais russas e todas as unidades aerotransportadas do país.

Os jogos de guerra terão lugar nos distritos militares do Centro e Oriental da Rússia, numa altura em que a tensão com entre Moscovo e o Ocidente está a aumentar.

As manobras, que vão decorrer entre 11 e 15 de setembro, também deverão desagradar ao Japão, que no passado já se queixou da aposta militar da Rússia no Oriente.

A NATO diz ter sido informada pela Rússia sobre o exercício militar no passado mês de maio. A Aliança Atlântica tencionar monitorizar as manobras.

"Todas as nações têm direito a exercitar as suas forças, mas é essencial que isto seja feito de forma transparente e previsível", afirma o porta-voz da NATO, Dylan White.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Siga a marinha
    29 ago, 2018 Lisboa 08:23
    Não há crise. A Europa está mais que preparada para isto tudo. Só escuteiros temos 200 milhões.
  • fcj
    28 ago, 2018 Porto 18:10
    São as forças armadas russas com a participação das forças chinesas ou as forças armadas chinesas com a inclusão das forças armadas russas?

Destaques V+