Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais de 13 mil pessoas morrem em Portugal por ano devido ao álcool

24 ago, 2018 - 09:02

O consumo de álcool ocupa o sétimo lugar nos fatores de risco de morte prematura e doença. "O álcool é um problema de saúde global colossal", conclui um estudo agora publicado.

A+ / A-

Veja também:


Em 2016, morreram em Portugal 10 mil homens e 3.500 mulheres devido ao álcool. A bebida esteve diretamente relacionada com a morte de 4,2% das mulheres portuguesas e 15% dos homens.

Os dados constam de um estudo publicado na revista “The Lancet”, que alerta para as graves consequências que acarreta o consumo de bebidas alcoólicas. Um em cada três habitantes do planeta é consumidor de álcool, sendo que todos os anos há cerca de 2,8 milhões de mortes atribuíveis ao álcool.

Em Portugal, 75% dos homens são consumidores destas bebidas, sendo que na faixa etária entre os 55 e os 59 anos esse valor sobe para 89%. Os dados mostram que, em média, cada homem consome 73 miligramas de álcool puro por dia (o equivalente a sete cervejas).

O consumo de álcool é inferior nas mulheres. Aliás, mais de metade das portuguesas (53%) não bebe álcool. Entre as consumidoras, a média é de 23 miligramas de álcool por dia, sendo que é na faixa entre os 45 e os 49 anos mais se bebe.

Ao nível global, o consumo ocupa o sétimo lugar nos fatores de risco de morte prematura e doença, escalando até ao primeiro lugar se só se tiver em conta as pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 49 anos.

Na Europa, a Dinamarca, a Alemanha, a França e Espanha lideram a lista dos países que mais quantidade de álcool consumido por dia. Mas se falarmos só em homens, são os romenos que lideram o ranking: consomem mais de 80 miligramas de álcool puro ao dia. Logo a seguir aparecem os portugueses e os luxemburgueses, à frente dos ucranianos e dos estónios.

Para chegar a estas conclusões, os investigadores utilizaram dados de 694 fontes de informação, assim como os resultados de 592 estudos que já tinham avaliado a relação entre o álcool e os problemas de saúde, realizados entre 1990 e 2016 em 195 países.

Segundo o estudo agora divulgado pela "The Lancet", tomar uma bebida alcóolica por dia aumenta, por ano, em 0,5% o risco de padecer de um problema de saúde.

“Os nossos resultados mostram a necessidade de rever as políticas de controlo do álcool”, dizem os autores da investigação. “As conclusões do estudo não são ambíguas, são claras: o álcool é um problema de saúde global colossal”, sublinha o texto, que reclama medidas similares às que foram tomadas para travar o consumo de tabaco.

Com este estudo, os investigadores dizem que cai por terra o mito de que uma pequena quantidade de álcool por dia não só não é prejudicial, como até pode ser benéfica. Argumentam que só o consumo zero está isento de riscos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    24 ago, 2018 évora 23:34
    Um estudo em oposição em milhares a favor de pequenas quantidades ... resta saber quando sai o estudo que também diga que afinal o canábis para fins terapêuticos afinal faz mal na saúde . Tretas ... quando falam em álcool é bom que definam as brancas das tintas ! Também existem estudos que dizem que o azeite é benéfico e outros que mata . Ora , conclui-se em tudo na vida que faz bem beber uma garrafa de tinto numa semana e faz mal beber uma garrafa de tinto de seguida .
  • Ze Fala Barato
    24 ago, 2018 Ramstein 12:12
    O 7 lugar ? Não me perece verdade.Pelo que vejo por ai em portugal o alcool deve sim ocupar o 1 lugar .O alcool provoca não so mortes directas como ataques cardiacos,avc,doenças em varios orgaos vitais ,mas muitas mortes indiretas como quedas ou mesmo a morte de outros (que deveriam contar tambem como vitimas desse mesmo consumo louco) homicidios por que mataram alguem porque não sabiam o que estavam a fazer . E quantas vitimas na estrada ? Em geral nenhum alcoolico sente culpa porque dizem eles -eu so bebo 1 copinho aos comeres- Sim quem consome alcool acaba mais cedo com a vida propria ou mesmo de outros.
  • VICTOR MARQUES
    24 ago, 2018 Matosinhos 11:34
    Se essas pessoas bebem para esquecer, depois nem se lembram que o álcool em excesso pode matar!!!...

Destaques V+