Tempo
|
A+ / A-

Trump não fará concessões à Turquia e não se importa com possível crise na Europa

20 ago, 2018 - 22:15

Em entrevista à Reuters, Trump diz que Erdogan não respeitou o acordo de libertação do pastor americano que tinham negociado em Julho, durante uma reunião da NATO.

A+ / A-

Leia mais:

EUA e Turquia. Uma guerra política e religiosa com armas financeiras


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não fará qualquer concessão à Turquia para que Erdogan liberte o pastor norte-americano detido.

E Trump acrescentou que não está preocupado se as taxas alfandegárias que impôs aos produtos de vários países tenham um efeito de contágio na Europa e prejudique a economia do continente.

Numa entrevista à agência Reuters a partir da Sala Oval, Trump, afirmou que pensou que tinha um acordo com o presidente turco Tayyip Erdogan quando negociou com Israel a libertação de um cidadão turco.

Trump ficou convencido que Erdogan libertaria o pastor Andrew Brunson, porque isso ficou acordado em Bruxelas, em Julho, durante uma reunião da NATO.

"É muito triste o que eles estão a fazer. Acho que estão a cometer um erro terrível. Não haverá concessões ", disse o presidente dos Estados Unidos.

Trump impôs tarifas sobre às importações de aço e alumínio turcos em resposta à recusa de Erdogan em libertar Brunson, o que motivou a queda de cotação da lira turca e faz com que haja o temor de que a crise se possa alastrar ao resto da Europa.

"Não estou preocupado. Estou a fazer o que é certo ", disse.

Israel confirmou que Trump pediu a libertação de Ebru Ozkan, e deportou-a a 15 de julho. Mas Ancara rejeita que Bruson fosse a moeda de troca.

Trump acrescentou: "Eu gosto muito do povo da Turquia. Até agora tive um bom relacionamento com o presidente como é sabido, mas não depende só de mim fazer com que as coisas estejam bem."

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    21 ago, 2018 Cacém 00:57
    O presidente Erdogan deve estar bastante baralhado. Massacra milhares de curdos. Gaba-se de o ter feito e nada acontece! Agora a simples prisão de um "pastor evangélico" e o "mundo desaba" num mar de sanções económicas.

Destaques V+