Tempo
|
A+ / A-

Utentes do Metro estão contra ligação do Rato ao Cais do Sodré

20 ago, 2018 - 21:33

A criação de uma linha circular, na visão dos utentes, é uma opção "errada e vai degradar" a oferta no norte da cidade.

A+ / A-

A Comissão de Utentes de Transportes de Lisboa defendeu hoje que a ligação de Metro do Rato ao Cais do Sodré e uma linha circular é uma opção "errada e vai degradar" a oferta no norte da cidade.

Ligar o Rato ao Cais do Sodré e criar uma linha circular a partir do Campo Grande, com as linhas Verde e Amarela, passando as restantes a funcionar como linhas radiais "é uma opção errada que irá ainda degradar mais a oferta às populações da Zona Norte de Lisboa", assim como de Odivelas e Loures, refere um comunicado daquela comissão, apelando ao chumbo do projeto.

Está a decorrer até quarta-feira a consulta pública à avaliação de impacte ambiental ao projeto de prolongamento do Metropolitano de Lisboa, entre as estações do Rato (Linha Amarela) e do Cais do Sodré (Linha Verde), incluindo as novas ligações aos viadutos do Campo Grande.

O objetivo é obter uma linha circular a partir do Campo Grande com as linhas Verde e Amarela, passando as restantes linhas a funcionar como radiais - linha Amarela de Odivelas a Telheiras, linha Azul (Reboleira - Santa Apolónia) e linha Vermelha (S. Sebastião - Aeroporto).

No seu contributo para a consulta pública, promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a comissão de utentes transmite preocupação com a futura "degradação da oferta" às populações da zona norte de Lisboa, nas estações da Ameixoeira, Lumiar, Quinta das Conchas e Telheiras, que serão obrigadas a mudar de linha no Campo Grande para aceder ao centro da Cidade, tal como aos habitantes em Odivelas e Loures.

Esta alteração à rede do Metro, especifica, também prejudica as populações de outras zonas da cidade, como Benfica, S. Domingos de Benfica, Carnide ou Olivais e Marvila, "uma vez que o projeto visa concentrar meios - materiais e humanos -- na linha circular, desinvestindo nas futuras linhas radiais".

A comissão salienta ainda que, com o novo projeto, "adia-se o prolongamento da rede para as zonas da cidade onde esta faz mais falta -- zona ocidental de Lisboa e o prolongamento até Loures".

Para a organização que representa os utentes, é urgente o investimento nos transportes públicos, devendo o Metropolitano de Lisboa ter em conta a expansão da rede a Alcântara e Loures e a aposta em trabalhadores e equipamento "para repor e alargar a fiabilidade, quantidade e qualidade da oferta".

Defende "a crescente utilização dos transportes públicos, com os consequentes ganhos ambientais, económicos e sociais, através de uma política de preços atrativa, do reforço da fiabilidade e qualidade do serviço e de uma oferta adequada às necessidades", nomeadamente da parte do Metropolitano de Lisboa.

A comissão salienta ainda não ter encontrado "resposta à necessidade de reverter a profunda degradação da qualidade e fiabilidade do serviço sentida nos últimos anos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cinicus Augustus
    21 ago, 2018 Porto 09:09
    «A organização que representa os utentes [...]». Que risota. «Comissões», «juntas» e «comités» cheiram sempre ao mesmo: meia dúzia de gatos pingados, com uma legitimidade autoproclamada, e cuja agenda só serve o interesse maior do comité dos comités: o central.

Destaques V+