Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

porta-voz da Santa Sé

Carta do ​Papa contra os abusos destina-se "a toda a gente"

20 ago, 2018 - 16:20

Porta-voz do Vaticano afirma que Francisco quer “maior responsabilidade” para abusadores e para quem os encobre.

A+ / A-

A carta do Papa Francisco a condenar abusos sexuais na Igreja destina-se a todo o mundo e exige “maior responsabilidade” para abusadores e para quem os encobre, explica o porta-voz da Santa Sé, Greg Burke.

“Isto refere-se à Irlanda, aos Estados Unidos, ao Chile, mas não só. O Papa Francisco escreveu para o povo de Deus, o que significa para toda a gente”, sublinha.

Para Greg Burke, é “significativo” que o Papa classifique o abuso como crime e não apenas pecado, do qual pede perdão. “Mas também reconhece que não há esforços suficientes capazes de reparar o mal cometido contra as vítimas e sobreviventes”.

“O Papa tem ouvido muitas vítimas ao longo destes anos, facto que influenciou esta carta. Ele sublinha que as feridas dos abusos nunca desaparecem”, sublinha.

De acordo com o porta-voz do Vaticano, Francisco considera “urgente uma maior responsabilidade, não só para os que cometeram estes crimes, mas também para os que os encobriram, o que em muitos casos, envolve bispos”.

“Além disso, ao apelar à Igreja Católica para reforçar a proteção necessária para a salvaguarda nas suas instituições, o Papa também pede a todos os fiéis para cumprir a sua missão, usando os meios tradicionais que combatem o mal: oração e penitência”, reforça Greg Burke.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    22 ago, 2018 aveiro 17:08
    Destina-se a toda a gente, claro .... e é lógico . Mas com a agravante de se destinar em particular, como deveria de ser, aos seus representantes, responsabilizados , julgados e condenados com penas agravadas !

Destaques V+