Tempo
|
A+ / A-

Penafiel. "Dominada" situação dos doentes isolados devido a bactéria

20 ago, 2018 - 12:57

Número de doentes isolados, devido a bactéria multirresistente, aumentou na passada semana de 26 para 35.

A+ / A-

A situação dos doentes isolados no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) devido à bactéria multirresistente 'klebsiella pneumoniae carbapenemase' (KPC) "está completamente dominada", informou aquele hospital.

Em comunicado, o CHTS esclarece que "foram rastreados todos os doentes internados, não havendo mais nenhum doente infetado".

"Os portadores da bactéria ainda internados (não infetados) irão tendo alta ao longo dos próximos dias, de acordo com as diferentes patologias que levaram ao internamento (e que não foi a bactéria em causa)", sustenta.

De acordo com o hospital, "os seis doentes infetados ainda internados terão também previsivelmente a sua situação clínica resolvida em breve".

O número de doentes isolados no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) devido a bactéria multirresistente aumentou na passada semana de 26 para 35, situação que aquela unidade de saúde explicou com o "rigor acrescido" no rastreio.

Na quinta-feira, o centro hospitalar referiu existirem "em isolamento 35 doentes, sendo que destes se mantém o mesmo número de infetados, sete, e os restantes são somente portadores".

"Tal como referido anteriormente, e em paralelo com o trabalho de pesquisa e de isolamento definidos para o efeito, o CHTS acrescentou nova metodologia (por biologia molecular) nas análises, que realizava regularmente, de modo a permitir maior celeridade na disponibilização dos resultados junto dos profissionais que monitorizam esta situação", acrescenta.

Segundo a administração do hospital, "é comum verificar-se a existência da bactéria em questão", sem que tal seja "motivo de grande preocupação, mas sim, vigilância e acompanhamento apropriados para o efeito".

"Na maioria dos casos, quando detetados, as pessoas apenas são portadoras e não infetadas", sendo que "na comunidade hospitalar, não existindo contacto com outro tipo de infeção, a bactéria desaparece ao fim de algum tempo, motivo pelo qual, e preventivamente, os portadores são colocados em isolamento (enfermarias específicas), tal como aconteceu no CHTS".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+