Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Israel fecha a passagem com a Faixa de Gaza e dificulta peregrinação a Meca

19 ago, 2018 - 15:06

O encerramento está a dificultar chegada de alguns muçulmanos a Meca, na Arábia Saudita, para participarem na peregrinação anual.

A+ / A-

Israel fechou este domingo a passagem de Erez, no norte da Faixa de Gaza, devido aos contínuos protestos palestinianos ao longo da fronteira, declarou uma fonte oficial.

A passagem de Erez, a única travessia para pessoas entre o enclave palestiniano e Israel, permanecerá aberto para "casos humanitários e para os doentes", disse uma porta-voz do órgão responsável pela coordenação das atividades israelenses nos Territórios Palestinianos (COGAT).

“A passagem de Erez foi fechada em razão da continuidade das manifestações violentas ao longo da fronteira", disse a porta-voz, sem dar detalhes sobre o período de encerramento.

O encerramento da passagem está a dificultar chegada de alguns muçulmanos a Meca, na Arábia Saudita, para participarem na peregrinação anual. O Governo do Qatar já alertou que “não há qualquer chance” dos seus cidadãos participarem.

Um funcionário do Governo, citado pela Agência France Presse, justificou a decisão com o encerramento da fronteira terrestre com a reino saudita, bem como com a ausência de voos diretos entre os dois países.

“O registo dos peregrinos do Estado de Qatar permanece fechado e os cidadãos não podem obter vistos porque não há missão diplomática em Riad”, acrescentou.

O Egito também anunciou que o ponto de passagem de Rafah será excecionalmente aberto este domingo, em antecipação ao festival do sacrifício para os muçulmanos.

A Faixa de Gaza, um território sem litoral entre Israel, Egito e o mar Mediterrâneo, está submetida a bloqueio pelos israelitas há dez anos. A fronteira com o Egito passa a maior parte do tempo fechada.

Desde 30 de março, os palestinianos protestam na fronteira com Israel contra a ocupação israelita de territórios palestinianos.

Cerca de dois milhões de peregrinos muçulmanos de todo o mundo iniciam este domingo a “hajj”, a peregrinação anual a Meca. Os primeiros fiéis já começaram a chegar a Meca, num dia marcado pelas temperaturas elevadas.

As autoridades locais, citadas pela AFP, já garantiram que estão preparadas para o evento que decorre até sexta-feira.

A “hajj” é um dos cinco pilares do Islão, sendo obrigatória, pelo menos uma vez na vida, para os muçulmanos aptos a realizarem a peregrinação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+