Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alemanha anuncia acordo com Grécia para regresso de migrantes

17 ago, 2018 - 14:32

Migrantes que requereram asilo na Grécia e depois viajaram até à Alemanha terão de regressar a território grego.

A+ / A-

O governo alemão anunciou esta sexta-feira um acordo com a Grécia para que aquele país receba de volta os migrantes que inicialmente requereram asilo em território grego e que depois viajaram até à fronteira da Alemanha com a Áustria.

“Alcançamos um acordo com a Grécia”, afirmou uma porta-voz do Ministério do Interior alemão, Eleonore Petermann, durante uma conferência de imprensa, sem fornecer muitos pormenores.

A porta-voz referiu apenas que o acordo ainda terá de ser formalizado, com a troca formal de documentos entre Berlim e Atenas.

Este acordo bilateral com Atenas é um passo importante para neutralizar a crise que afetou recentemente o governo de coligação alemão por causa das políticas migratórias.

Uma disputa com o ministro do Interior e líder do aliado bávaro União Social-Democrata (CSU), Horst Seehofer, levou a que a chanceler alemã, Angela Merkel, procurasse estabelecer acordos bilaterais com alguns países e um quadro europeu para a política de imigração.

Este compromisso com a Grécia segue-se a um outro acordo com a Espanha, que entrou em vigor no último fim de semana.

Na mesma conferência de imprensa, Eleonore Petermann indicou que as negociações com a Itália estão “muito avançadas”. “Partimos do princípio que um acordo também será alcançado", referiu a porta-voz do Ministério do Interior alemão.

A Grécia e a Itália constam entre os principais países europeus onde desembarcam a maioria dos requerentes de asilo na Europa.

No entanto, nos últimos meses, Espanha tem vindo a tornar-se a principal porta de entrada de migrantes na União Europeia (UE) através do mar Mediterrâneo, substituindo Itália, que atualmente adota uma posição política anti-imigração e decidiu fechar os respetivos portos.

Roma tem assumido igualmente numa postura relutante perante um possível acordo sobre o futuro de migrantes que já se encontram em território europeu, exigindo, em primeiro lugar, um reforço das fronteiras externas da UE.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+