Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Génova. Documento de 2017 diz que ponte “não apresenta qualquer problema estrutural”

17 ago, 2018 - 11:51

O documento é das Autoestradas de Itália. Pouco tempo depois, surgiu um relatório a dizer exatamente o contrário.

A+ / A-

Veja também:


Há menos de um ano, a maior concessionária das autoestradas em Itália e responsável pela A10, da qual fazia parte a Ponte Morandi que caiu na terça-feira, garantia que este viaduto não apresentava “qualquer problema estrutural”.

O documento é divulgado esta sexta-feira pelo jornal italiano “Corriere dela Sera”, segundo o qual a garantia de segurança foi dada pessoalmente pelo diretor (e engenheiro) da Autostrade per l'Italia ao conselheiro para a Proteção Civil Giacomo Giampedrone.

Numa sessão do Conselho Regional, em outubro de 2017, Giampedrone deu a conhecer às autoridades locais de Génova o documento que tinha recebido da concessionária.

Contudo, a agência Reuters revela, esta sexta-feira, que um outro relatório – também promovido pela Autoestradas de Itália – alerta para a falta de estabilidade da Ponte Morandi. Em causa, nomeadamente, os cabos que seguram o viaduto.

O documento, divulgado pelos jornais “La Stampa” e “La Repubblica”, foi elaborado por engenheiros do Politécnico de Milão e concluído em novembro de 2017.

As conclusões indicam que a parte da ponte que ruiu reagia à vibração “de um modo pouco expectável e que [por isso] requere uma avaliação aprofundada”.

Os peritos adiantam que tal anomalia pode estar associada à corrosão do metal de alguns cabos de sustentação. De referir que, de acordo com a agência Reuters, a maneira como os cabos da Ponte Morandi estão acondicionados dificulta o acesso aos mesmos.

A Autoestradas de Itália garante que fez todas as vistorias previstas na lei (de quatro em quatro meses) e que pediu fiscalizações adicionais a peritos externos.

A Atlantia – a holding que opera as autoestradas com portagens e aeroportos em Itália e que tem como principal subsidiária a Autostrade per l'Italia – não quis comentar ainda os documentos hoje divulgados.

Polémica sem fim à vista

Desde a sua construção, em 1967, que a Ponte Morandi é alvo de discussão. A estrutura integra a autoestrada A10, que liga a fronteira francesa a Génova, e tem sido foco de algumas preocupações, reforçadas pelos peritos desde os anos 1990.

A ponte acabou por cair na passada terça-feira, dia 13, arrastando consigo vários veículos. O último balanço das autoridades aponta para 38 mortos, três dos quais crianças, e 16 feridos, nove dos quais em estado grave. Entre entre 10 e 20 pessoas podem ainda estar nos escombros.

Na quarta-feira, o Governo italiano declarou o “estado de emergência” por 12 meses em Génova e anunciou que vai desbloquear uma verba de cinco milhões de euros do fundo de emergência nacional.

Foi ainda aberto um inquérito judicial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+