Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vai um pastel de atum ou um burrito de sardinha. DGS lança "Receitas com Lata"

17 ago, 2018 - 10:00

Pode escolher entre uma refeição ou um 'snack' rápido com elevada qualidade nutricional e excelente sabor. Todas as receitas foram confecionadas sem sal adicionado.

A+ / A-

Para promover a alimentação saudável, a Direção-geral da Saúde (DGS) lançou um manual com receitas à base de pescado em conserva.

O manual “Receitas com Lata”, produzido no âmbito da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS), tem várias receitas, da autoria do chef Fábio Bernardino, para "transformar uma simples conserva numa refeição ou 'snack' rápidos de fazer, com elevada qualidade nutricional e excelente sabor".

"As conservas de pescado, pelo seu valor nutricional, em particular associado ao seu teor em proteína de elevada qualidade, ácidos gordos da série ómega 3 e diversas vitaminas e minerais e, pela sua facilidade de utilização e baixo custo, podem ser um alimento de grande interesse para promover o consumo de pescado na população portuguesa", pode ler-se no comunicado da DGS.

Além das receitas, o manual revela os valores nutricionais das conservas de pescado disponíveis em Portugal, resultado de um "trabalho de pesquisa inédito", para permitir que quem compre pescado de conserva saiba as características nutricionais do que vai consumir.

"Felizmente, já existem conservas de pescado à venda em Portugal à data desta recolha, que apresentam valores de sal não muito elevados e, em muitos casos, gordura de grande valor nutricional", refere o mesmo texto.

O manual foi criado por uma equipa de nutricionistas do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, investigadores e pela direção do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e pode ser consultado aqui.

Um pastel de grão, atum e espinafres, um burrito de sardinha ou um empadão de cavala são algumas das receitas que pode descobrir neste site, onde se lê que Portugal produz “mais de 52 mil toneladas de conservas de pescado por ano e, no entanto, subsistem muitas dúvidas sobre o seu valor nutricional e alimentar e, ainda, como cozinhar de forma inovadora este alimento barato e facilmente acessível ao longo do ano”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • VICTOR MARQUES
    22 ago, 2018 Matosinhos 14:25
    É preciso ter lata!!!...
  • 17 ago, 2018 12:22
    Eu sugeria aos organizadores do festival que no proximo ano" comprem umas gamelas ou uns maceiros de um lado deita-se a comida e do outro deita-se a agua e os obrigue a comer joelhos e rabo pro ar!
  • 17 ago, 2018 11:49
    Latas de conservas sem vestigios de ferrugem"podem ser consumidas depois do prazo de validade!
  • Adelaide Figueiredo
    17 ago, 2018 10:18
    A melhor informação é a da RR.

Destaques V+