Tempo
|
A+ / A-

Vai estar bom para a praia, mas atenção ao sol. Alargado aviso amarelo

17 ago, 2018 - 07:21

Sábado está calor e no domingo ainda mais. O índice de radiação ultravioleta é muito elevado em todo o país e há 29 concelhos em risco máximo de incêndio.

A+ / A-

Veja também:


Foi alargado a 15 distritos, e até às 22h00 de domingo, o aviso amarelo devido ao calor previsto para este fim de semana. Para a lista entrou o distrito de Faro.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou, na quinta-feira, um aumento de temperatura a partir de sábado e a lista de distritos que estariam sob aviso amarelo até à madrugada de domingo. Eram 14 distritos.

Esta sexta-feira, o IPMA anunciou que o aviso seria alargado, deixando de fora apenas os distritos de Bragança, Vila Real e Viseu. O aviso amarelo vai vigorar entre as 10h00 de sábado e as 22h00 de domingo. É o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido quando há uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

De acordo com as previsões do IPMA, no sábado, só os distritos de Bragança e da Guarda vão ter uma temperatura inferior a 30 graus (prevendo-se uma máxima de 29), enquanto Évora e Beja vão atingir os 37, Lisboa os 33, Porto os 30 e Faro os 32.

A temperatura volta a subir no domingo, dia em que os termómetros deverão alcançar os 39 graus em Santarém e Évora, 37 em Lisboa e 32 no Porto e em Faro.

Esta subida das temperaturas é uma "situação característica do período de verão", diz o IPMA, explicando que nestes dias se deve ao "transporte de uma massa de ar quente e seco com trajeto pela Península Ibérica e Marrocos".

O tempo quente e seco deverá manter-se, pelo menos, até terça-feira, sendo que os valores das temperaturas serão "claramente inferiores aos registados na onda de calor do início do mês de agosto", indica o IPMA.

Cuidado com a exposição ao sol

Todas as regiões de Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e dos Açores estão, esta sexta-feira, com índice de radiação ultravioleta muito elevado.

É recomendada a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt a cobrir os ombros, guarda-sol, protetor solar de índice elevado e evitar a exposição das crianças ao sol, sobretudo entre as 11h00 e as 17h00.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo

A previsão do tempo para esta sexta-feira, em Portugal continental, é de céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral da região Centro e no interior do Alentejo até ao início da manhã.

O vento soprará fraco a moderado do quadrante norte, soprando temporariamente moderado de noroeste no litoral oeste, e sendo moderado a forte de nordeste nas terras altas das regiões norte e centro até final da manhã e a partir do final da tarde.

Prevê-se ainda neblina ou nevoeiro matinal no litoral da região centro e no interior do Alentejo e uma pequena subida da temperatura máxima no litoral oeste e na região sul.

Para os Açores, grupo ocidental, as previsões apontam para períodos de céu muito nublado com boas abertas e possibilidade de aguaceiros fracos, com o vento sudoeste bonançoso.

Nos grupos central e oriental, o céu apresentar-se-á geralmente pouco nublado e o vento soprará fraco.

Na Madeira, o céu terá períodos muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul.

São ainda esperados aguaceiros, em geral fracos, em especial nas vertentes norte e terras altas, e vento moderado do quadrante norte, soprando por vezes forte, com rajadas até 65 km/h, nas terras altas e no extremo leste da ilha da Madeira.

As temperaturas máximas previstas são de 29 graus em Lisboa, 29 no Porto em Faro, 29 em Bragança, 34 em Beja e 34 em Castelo Branco, 27 no Funchal e em Ponta Delgada.

Mais de 20 concelhos com risco máximo de incêndio

Vinte e nove concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Faro estão em risco máximo de incêndio, esta sexta-feira.

Os concelhos listados pelo IPMA são:

No distrito de Bragança:

Vimioso, Alfândega da Fé, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Bragança, Vinhais, Macedo de Cavaleiro, Carrazeda de Ansiães e Vila Flor.

No distrito da Guarda:

Vila Nova de Foz Côa, Mêda, Trancoso, Celorico da Beira, Guarda, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Seia, Sabugal e Pinhel.

No distrito de Castelo Branco:

Sernancelhe, Penedono, Vila Nova de Paiva, Castro Daire e Tarouca, no distrito de Viseu, e os concelhos da Covilhã e Penamacor.

No distrito de Faro:

Alcoutim e Tavira.

O IPMA colocou ainda em risco muito elevado de incêndio mais de 60 municípios dos distritos de Viana do Castelo, Bragança, Braga, Vila Real, Viseu, Aveiro, Faro, Portalegre, Castelo Branco e Leiria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+