Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa preocupado com aumento de risco de incêndio

16 ago, 2018 - 20:43

O risco é máximo no interior, Minho, Douro Litoral e norte do Alentejo.

A+ / A-

O primeiro-ministro manifestou-se preocupado com as previsões meteorológicas que indiciam um aumento do risco de incêndio a partir de sexta-feira, o que poderá levar a que seja acionado o alerta vermelho para os distritos do interior norte.

"As previsões podem implicar que a partir de amanhã [sexta-feira] o Ministério da Administração Interna venha a declarar um risco de alerta vermelho, o que tem consequências com um conjunto de proibições", disse aos jornalistas António Costa, no final da reunião semanal com o Presidente da República, que esta tarde decorreu em Sagres, no Algarve.

De acordo com António Costa, "é importante que todos fiquem cientes desse risco para evitar comportamentos que são comportamentos perigosos".

"Foguetes, trabalhos com máquinas agrícolas, queimadas, todo esse tipo de comportamentos que devemos desde já prepararmo-nos para não utilizar durante o próximo fim de semana, onde o aumento de temperatura, a secura dos solos e os ventos, aumentam o risco de incêndios", sublinhou o primeiro-ministro.

António Costa acrescentou que o Governo vai acompanhar a evolução da previsão meteorológica, "e poderá não ser necessário declarar o nível de alerta vermelho, destacando que "mais vale prevenir do que remediar".

"Convém todos estarmos cientes de que os próximos dias e, em particular, no sábado e domingo, serão dias de risco acrescido nestas regiões [norte interior] do país", concluiu.

A Proteção Civil alertou, num aviso à população, para o risco máximo de incêndio florestal em concelhos das regiões do interior norte e centro, Minho, Douro Litoral e Norte do Alentejo.

A ANPC justifica o aviso com as "condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais" devido à previsão de tempo quente e vento moderado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • a
    17 ago, 2018 portugal 10:07
    Coitado do En "costa"... de estar tão habituado a se expor a altas temperaturas... que acaba por não ter sensibilidade aos problemas dos fogos!!! Povinho.. tenham dó dele!!!!!!!!
  • Cidadao
    17 ago, 2018 Lisboa 09:57
    Não é de preocupações que precisamos, mas de ações concretas: porque contrataram à pressa helicópteros que lançam água que a 1m do solo está em vapor e logo é inútil? Que passos foram dados para a Força Aérea já combater efectivamente incêndios - não apenas "gerir" os meios aéreos - já a partir do próximo ano como foi prometido?
  • a
    17 ago, 2018 portugal 09:50
    Costa, preocupado com o plano que tomou e medo de "ir de vela" nas eleições....
  • 17 ago, 2018 aldeia 08:55
    Um país "queimado" ou para "queimar"!.......o negócio do fogo em Portugal.......
  • Já muitos salivam
    17 ago, 2018 Lisboa 06:10
    E os incendiários assalariados, estão a ser controlados?Já que não se tenta chegar aos mandantes.
  • agostinho couto
    17 ago, 2018 Linden, Nova Jérsia, Estados Unidos 02:46
    Que va outra vez para as ..ilhas ,,paradisiacas como fez o ano passaado este ano e fara no proximo ao menos la nao chateia ninguem e ninguem vai ver as figuras ,,triste que tem feito com aquela ,,cara de gozo que e imagem de marca desse ,,ser ,,parecido com ,,humano
  • Filipe
    16 ago, 2018 évora 22:02
    A esta hora já estão a estudar a maneira de arranjarem casas novas e tratores novos ... puxem o rastilho deixem arder , o povo pobre de Portugal que tem seguros obrigatórios paga-vos o prejuízo . Depois não tem euros para pagarem a roubalheira e trabalho escravo do professores e afins , pudera , preferem entregar a gente demente .
  • Fortes
    16 ago, 2018 Forte da Casa 21:51
    Ó pantomineiro, e então o comportamento dos bombeiros e dessa cambada toda a que chamam de proteção civil?? O Governo não sabe o que é um alerta vermelho? Olhe que não se trata de uma invasão de comunistas!! O Senhor Costa mais uma vez quer sacudir a água do capote e passar a responsabilidade para o zé povinho! Tu gostas é de umas férias nas Baleares!

Destaques V+