Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Análise de José Alberto Lemos

“É preocupante ter 44% dos republicanos a concordar que Trump encerre jornais”

16 ago, 2018 - 17:37

Trump é o presidente que mais tenta minar a liberdade de expressão, diz o Comité para a Protecção dos Jornalistas. Artigos de opinião publicados em toda a América defendem a importância da imprensa livre.

A+ / A-

Donald Trump é o líder mundial que mais tentou debilitar a liberdade de imprensa à escala global. A avaliação é do Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), uma ONG com sede em Nova Iorque, que, no início do ano, elaborou uma lista elencando os governantes que se tenham destacado em acções contra jornalistas ou contra a liberdade de expressão. A lista pretendia ser uma resposta aos “prémios aos falsos media” anunciados por Trump na sua conta de Twitter.

O CPJ sustentou que, embora anteriores presidentes tenham criticado de diferentes formas a imprensa, Donald Trump supera todos os antecessores na cruzada anti-jornalistas. O Comité sublinha que “Trump tem minado de forma consistente o papel dos meios de comunicação e nega-se a elogiar a liberdade de imprensa” nos diálogos mantidos com outros líderes mundiais conhecidos por reprimir os direitos dos jornalistas como o seu homólogo chinês Xi Jiping ou o presidente turco Erdogan.

Mais ainda: o CPJ defende que, sob a administração Trump, o Departamento de Justiça não se comprometeu com a protecção das fontes jornalísticas e a uma agência estatal propôs cortar o apoio financeiro a organizações internacionais que promovam o reforço das normas internacionais de apoio à liberdade de expressão.

Trump era também o segundo classificado na categoria de “líder mais susceptível” face às notícias, um "ranking" encabeçado por Erdogan. Já as autoridades na China, Síria e Rússia adoptaram a expressão “fake news”, notícias falsas, de Trump.

Este quadro de tensão entre a Casa Branca e a imprensa aqui desenhado em Janeiro agravou-se no que vai de ano e desembocou no gesto simbólico desta quinta-feira. Mais de 300 jornais publicaram de forma concertada editoriais em que defendem a liberdade de imprensa e a importância de contar com um jornalismo independente. A resposta aos ataques que recebem do presidente Trump que, frequentemente, qualifica os jornalistas de “inimigos do povo”, é analisada por José Alberto Lemos, correspondente da Renascença nos Estados Unidos.

A campanha sob o lema “inimigo de ninguém” (enemy of none) foi promovida pelo diário The Boston Globe, que também agrega os diários participantes e os seus textos, a que se juntaram títulos importantes como o The New York Times além de dezenas de jornais estatais e locais.

O que escrevem os editoriais?

Importa sublinhar, antes ainda de tudo o mais, que se trata de uma iniciativa inédita na América. Mais: não é uma iniciativa corporativa individualizada. Os jornais não decidiram no mesmo dia publicar editoriais sobre a questão da liberdade de imprensa por motivações localizadas ou individualizadas. Nada disso. Trata-se de uma reacção ao clima de hostilidade gerado pela administração Trump contra a imprensa. E de uma forma genérica o que dizem estes editoriais? O The New York Times tem uma série de citações de jornais regionais - são às centenas nos Estados Unidos - de afirmações elementares, mas que nestes dias podem até assumir um carácter que parece extraordinário.

Por exemplo, ao recordar a primeira emenda da constituição justamente sobre a liberdade de expressão e sobre a liberdade de imprensa. Outros jornais recordam uma citação famosa de um dos pais fundadores Thomas Jefferson quando indicou que se tivesse de escolher entre ter governo e ter jornais escolheria ter jornais e não ter governo. Portanto, nos editoriais de hoje está o sublinhar destes princípios fundadores de uma sociedade livre e democrática - como é intrinsecamente a sociedade norte-americana - e o quão vital isso tem sido para os Estados Unidos. Porque é preciso dizer que o clima de hostilidade que Trump e a sua administração têm gerado contra a imprensa está a montante a gerar uma clima de quase violência.

Por exemplo, há cerca de um mês num comício de Donald Trump no Arizona o público presente verberou insistentemente os repórteres que lá estavam e, alguns deles, foram ameaçados de agressão. O repórter da CNN presente esteve próximo de ser atingido depois de enfrentar várias ameaças de agressão e se os jornalistas não estivessem num espaço vedado o cenário poderia ter sido bem pior.

É a este clima que os jornais reagiram?

Sim. Os jornais reagem a esse clima de hostilidade, sublinhando a importância de escrutinar os poderes, de vigiar os poderes e de não admitir que possa haver qualquer tipo de recuo nesta matéria.

É possível antecipar o efeito da iniciativa na opinião pública?

Essa é a questão que importa apurar. É o que falta saber. Mas para já posso olhar para um dado preocupante. É que 44% dos conservadores norte-americanos dizem já que admitiriam que o presidente tivesse poderes mais autocráticos, digamos assim, para encerrar jornais. Esta possibilidade de eleitores admitirem ver o presidente a fechar jornais é altamente preocupante.

A hipótese valida a possibilidade de que, na opinião pública, a ideia das fake-news - das notícias falsas - e de que, sobretudo, "os media são o inimigo do povo americano", frase que Trump já proferiu no próprio ano em que foi eleito, 2016, e tem feito o seu caminho na opinião pública, configura um quadro muito preocupante porque significa que que muita gente está a ter uma perspectiva muito negativa face à imprensa. Donde, a expectativa é de a que esta convergência de editoriais e de tomadas de posição possam realmente despertar muitos sectores da opinião pública para o que se está a passar.

Basta que nos possamos lembrar do que hoje ocorre em muitas democracias - e algumas de natureza iliberal - como a Hungria, a Polónia ou a Turquia e do que o poder nesses países está a fazer a jornalistas e à liberdade de imprensa. Países onde há jornalistas presos e perseguidos e jornais asfixiados, quer economicamente quer em tribunal, por publicar notícias que desagradaram ao poder. Ora a função da imprensa é justamente vigiar o poder e evitar actos de prepotência como em muitas democracias está a acontecer.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    18 ago, 2018 15:57
    Ó Chico Mello, tu defendes um presidente (que nem é o teu presidente) que é a favor da pena de morte e de separar crianças dos pais e contra cuidados de saúde gratuitos para o povo americano e tens a lata de falar em "cultura de morte"? Escumalha como tu é que defende uma "cultura de morte"!
  • Francisco Mello
    18 ago, 2018 Carcavelos 07:32
    Jamais concordaria com tal decisão. Devemos imitar a DEUS, que respeita a nossa livre decisão, mesmo quando O ofendemos. Condeno todo e qualquer ação nesse sentido. Mas é verdade, ou não é?, que, na discordância a Trump, chegam à ofensa. E isto não aprovo de ninguém. A razão de muitos jornalistas ofenderem o presidente Trump, é serem defensores da cultura da morte, que ofende DEUS e destrói o homem e o mundo.
  • Anónimo
    17 ago, 2018 14:02
    A escumalha "republicana" (uso aspas porque não defendem os valores de uma república mas sim de uma teocracia) é uma ameaça não só para os EUA como para o mundo inteiro. São um cancro que tem que ser combatido. E à escumalha que aqui comenta eu desejo muitos vírus da próxima vez que consultarem sites para maiores de 18. Não são portugueses dignos! Se gostam do Trump vão para Washington DC!
  • Zé Lemoz
    17 ago, 2018 Lagoa 12:13
    O que o senhor Lemoz não refere é que houve mais de 60 milhões de pessoas que votaram em Trump, e ninguém votou nestes jornaleiros... Quanto a dizerem a verdade e serem "livres" de pressões políticas, todos sabemos que eles aceitam sem pestanejar as pressões que lhes interessam: ou de quem os financia, ou dos quadrantes ideológicos com que se identificam. Isto de que quando se "ama" a liberdade de imprensa dependendo de quem está no "lugar" tem outro nome. E seguramente não é democracia, muito menos liberdade de expressão, senhor Lemoz!! Agradeça à imprensa "desalinhada" o facto de terem começado a vasculhar os esquemas de Sócrates, magistrados, PS e outros que tais! Moralistas formato Ricardo Robles!! Mesmos princípios, mesma horizontalidade, só muda a sigla e a cor do clube! Por conseguinte, não passam de agentes de propaganda política sem qualquer expressão ou legitimidade democrática. O que a escumalha elevada a elite mundial gostaria mesmo era que o governo mundial fosse decidido pelos mídia mainstream e pelas sondagens. As eleições e referendos são um incómodo, e cada vez mais. Foi a vitória de Trump, foi a vitória do Brexit, foi a vitória do NÃO ao acordo do Governo colombiano com as FARC (que ignorou essa decisão do povo e fez o acordo), e todas estas vitórias do povo foram contra as sondagens e o mainstream do senhor Lemoz. N~ Não é imprensa "desalinhada", é, pelo contrário, imprensa alinhada (a defender-se a ela própria). Desalinhado é o Trump. E ainda bem !!
  • economico financeiro
    17 ago, 2018 Lisboa 11:43
    A democracia parte do voto das pessoas e custa muito à comunicação social ter sido eleito um presidente contra o que defendiam. Também temos comunicação social manipuladora a favor dos esquerdistas. Se o BE teve 10% dos votos nas últimas legislativas e 3,3% nas autárquicas, aparece na comunicação social mais do que o PSD, o partido mais votado nas legislativas!!!!!!! Dá-lhes forte e feio Donaldoo que eles merecem!
  • Atento
    17 ago, 2018 Leça da Palmeira, Matosinhos 09:55
    Há muito "jornalismo" vigarista ... em todo o Mundo ... cá é na mesma ...
  • Filipe
    16 ago, 2018 évora 22:06
    Liberdade de expressão como cá em Portugal nas crónicas criminais e jornais queimam as pessoas , não obrigado . Isso é demência jornalística e deve ser apagada da face da Terra . Derretem as pessoas sem direito a defenderem-se ainda antes de qualquer julgamento oficial para venderem jornais e irem mantendo as avenças a fim de poderem continuar a comprar droga , não obrigado . Tratem.se !
  • Sebatião
    16 ago, 2018 Come Tudo 21:54
    Ó palhaços jornaleiros, não gostais daqueles que não concordam com a vossa opinião?!?? Pensais que sois os donos disto tudo!!
  • fanã
    16 ago, 2018 aveiro 19:20
    A censura , a lei da rolha , a repressão ; são próprias das DITADURAS . O que esperavam os Americanos de um individuo como este ?????
  • Alberto
    16 ago, 2018 Beirais 18:41
    Realmente é preocupante... e a taxa de desemprego?? Os jornalistas são assim uma espécie rara que podem dizer tudo o que lhes apetece, que sabem falar de todos os assuntos, e que sem eles o mundo nem existiria... Enfim, se ao menos não fossem tão arrogantes...

Destaques V+