Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Fogo atingiu 74 casas em Monchique, 30 de primeira habitação

16 ago, 2018 - 16:00

Autarca diz que levantamento demonstra que "os números eram superiores àqueles que avançámos inicialmente".

A+ / A-

O presidente da Câmara de Monchique, Rui André, quantifica em 30 o número de primeiras habitações danificadas pelo incêndio que lavrou durante uma semana no concelho, num universo de 74 casas afetadas.

“A Câmara Municipal de Monchique começou logo a fazer o levantamento imediato com técnicos, arquitetos e engenheiros no terreno, e pudemos comprovar que os números eram superiores àqueles que avançámos inicialmente, até por mim próprio”, afirmou Rui André aos jornalistas, à porta da Câmara de Monchique, no distrito de Faro.

O autarca fez este novo balanço do edificado afetado à saída de uma reunião com o presidente da Assembleia da República (AR), Eduardo Ferro Rodrigues, e deputados da Comissão parlamentar de Agricultura e Mar, que hoje se reuniram em Monchique com autarcas dos concelhos afetados pelo incêndio e com responsáveis das diversas entidades envolvidas na resposta aos danos causados pelo fogo.

“Neste momento temos mais de 30 casas de primeira habitação afetadas, temos também cerca de 74 casas afetadas. Mas depois existe um conjunto alargado de casas que foram afetadas numa área de apoio, num apoio agrícola ou de animais, muitas edificações junto às habitações que ficaram danificadas, e essas, à partida - tirando as de primeira habitação - não vão ter nenhum tipo de apoio”, disse o autarca social-democrata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    16 ago, 2018 évora 21:55
    O Estado agora utiliza os impostos de quem paga seguros de incêndio obrigatórios em determinadas situações como é a propriedade horizontal ou mesmo moradias com empréstimos bancários , para se substituir a companhias de seguro e distribuir receita por conta dos fogos mal apagados . Como sabido , mesmo em seguros obrigatórios ou de automóveis , existe sempre uma FRANQUIA a cargo da pessoa , mas aqui nos fogos querem pagar 100% ou mais , resta saber se realmente o que ardeu foi ardido pelo fogo e se o que ardeu , as pessoas afetadas cumpriram a LEI de limparem zonas em redor ou fizeram de propósito para arder , deixa , para o ano arde outra serra em Portugal para pagar uns euros a gente falida . Mas agora é que arranjaram uma grande Vaca para distribuir leite a fundo perdido , grande negócio , puxem fogo ou deixem arder ...

Destaques V+