Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Função Pública. Governo quer acabar com a reforma obrigatória aos 70 anos

16 ago, 2018 - 08:03

Desde os anos 1920 que os trabalhadores do Estado são obrigados a reformar-se aos 70 anos “em benefício da administração”.

A+ / A-

Veja também:


O Governo prepara-se para mudar a lei que obriga os funcionários públicos a reformar-se quando completam 70 anos, uma regra com quase um século e que tem sido muito criticada.

A notícia é avançada esta quinta-feira pelo jornal “Público”, segundo o qual o Ministério das Finanças está “a ultimar o projeto de diploma” para equiparar o regime do setor público ao do setor privado.

Isto, na sequência da recomendação aprovada há dois anos no Parlamento para pôr fim a este limite – e que contou apenas com a oposição dos partidos de esquerda.

O Ministério das Finanças pretende, assim, permitir que qualquer funcionário público possa, com a concordância da entidade patronal, continuar a trabalhar depois dos 70 anos.

Segundo o gabinete de Mário Centeno, em resposta ao “Público”, o assunto ainda deverá ser debatido com os vários sindicatos, alguns dos quais já manifestaram reservas à alteração.

Da parte da bancada socialista, e ainda segundo o jornal, estará também a ser preparado um projeto de lei para acabar com a obrigatoriedade da reforma aos 70 anos, que poderá ser apresentado no início da próxima sessão legislativa. Não há, contudo, ainda qualquer decisão tomada sobre o assunto.

A imposição da reforma aos 70 anos foi criada em 1926, com o objetivo de “arredar os ineptos” em prol de “um benefício necessário para a administração”, segundo o legislador.

Ao “Púbilco”, o cirurgião Manuel Antunes lembra que, naquela altura, a maior parte das pessoas não chegava a tal idade – ao contrário do que hoje acontece. O próprio Manuel Antunes foi obrigado a deixar o Centro de Cirurgia Cardiotorácica dos hospitais de Coimbra em julho, por ter atingido os 70 anos, e está agora disponível para trabalhar no setor privado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    16 ago, 2018 aveiro 12:57
    Trabalhar até morrer !!!!...................que assim seja , grandes heróis . O Centeno agradece !

Destaques V+