Tempo
|
A+ / A-

Le Pen “desconvidada” para a Web Summit

15 ago, 2018 - 12:28

A decisão é anunciada pelo próprio Cosgrave, depois de o Governo português dizer que iria intervir.

A+ / A-

Está decidido. Marine Le Pen não será oradora na próxima edição da Web Summit, a realizar em Lisboa. O anúncio é feito pelo fundador do evento, no Twitter.

“Parece-me claro agora que a decisão correta para a Web Summit é retirar o convite a Marine Le Pen”, afirma Paddy Cosgrave.

E continua: “Com base nos conselhos que recebemos e nas reações online durante a noite, concluímos que a presença [de Marine Le Pen] desrespeita, em particular, o nosso país anfitrião. E é também desrespeituosa para alguns dos milhares de participantes de todo o mundo que se juntam a nós”.

Na série de quatro “tweets”, Paddy Cosgrave afirma ainda que, na Web Summit, “somos ambiciosos em querer ser reconhecidos como uma plataforma de debate rigoroso” e que “qualquer sugestão sobre quem pode ser apropriado ou inapropriado” para falar é bem recebida.



Esta quarta-feira de manhã, o Governo respondeu à nota publicada pelo fundador do evento, na qual Cosgrave afirmava que, se Lisboa pedisse, o convite à líder da extrema-direita seria retirado.

“Trata-se de um fórum alargado de discussão de tendências de mercado, cujo alinhamento – oradores e programa – é da exclusiva responsabilidade da organização”, refere um comunicado enviado pelo Ministério da Economia às redações.

“O Governo português, estando, pelo seu impacto, empenhado no acolhimento deste evento privado, não tem, como em outros eventos, intervenção na seleção de oradores”, conclui.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    17 ago, 2018 14:18
    Querem ouvir a Le Pen? Acolham-na em vossa casa! Podem acolher toda a facharia como vocês, comentadores profissionais, nas vossas casas! Agora não andem a pedir que os contribuintes paguem as vossas paranóias!
  • Idalina
    16 ago, 2018 Amadora 14:34
    Um dia o Bloco de Esquerda vai ficar na história ao lado de Salazar, como exemplos de promotores da censura em Portugal. A visão da democracia do BE é algo muito estranho, será que alguém lhes pode oferecer um dicionário.
  • Atento
    16 ago, 2018 Leça da Palmeira, Matosinhos 08:45
    a "democracia" à moda da "esquerdalha" ... o habitual ...
  • Anónimo
    16 ago, 2018 00:50
    Porque é que a escumalha que defende Le Pen não emigra para França? Não queremos aqui lacaios de uma invasora francesa!
  • 16 ago, 2018 00:40
    Oscar! sabe o que esta a fazer falta no web summit?umas escaramuçazinhas!
  • Cidadao
    15 ago, 2018 Lisboa 21:11
    Curioso: sempre pensei que numa Democracia, TODOS tinham direito a falar, mesmo aqueles cujas ideias e palavras nos pôem o sangue a ferver. É um preço a pagar pela Democracia. Não sabia que o politicamente correcto já tinha tomado conta ...
  • João Lopes
    15 ago, 2018 Viseu 20:59
    JAS escreveu no Sol em 15/8: «A proibição de Marine Le Pen falar em Portugal é um tiro pela culatra para a esquerda, descredibiliza a Web Summit e prejudica o país…O Bloco de Esquerda mostrou a sua verdadeira face: quando pode, manda calar os adversários. E quem pode gostar de censores?... Quem se faz respeitar é quem resiste às pressões e não quem cede a elas. A organização da Web Summit não se fez respeitar». Concordo.
  • taurus
    15 ago, 2018 lisboa 17:49
    Este incidente poderá determinar o fim das webb-summits em Portugal.
  • Anónimo
    15 ago, 2018 17:38
    Corremos com o Napoleão no século XIX e agora corremos com a Le Pen!
  • INvinoveritas
    15 ago, 2018 lisboa 17:37
    Le Pen,advogada, presidente do PN ,Deputada Parlamento Europeu,Conselheira Municiçal,4 filhos.Esta atitude desrespeita a democracia francesa,mts franceses, e parlamento europeu e mts eleitores da CEE/EU.O afrontamento por dissonâncias ideológicas é imperdoável.Além de GOVERNO,CML,Parlamento Europeu espero ouvir,PR, PS,PSD e CDS.Portugal tem um comportamento de democracias de partido único?

Destaques V+