Tempo
|
A+ / A-

Migrantes. "Não podemos andar sempre com soluções ad-hoc"

14 ago, 2018 - 15:34

É o comissário europeu para a Migração quem o diz. Navio humanitário "Aquarius" está de novo à procura de um porto seguro para 141 pessoas. Portugal já acordou receber algumas.

A+ / A-

Veja também:


Depois de cinco países da União Europeia se terem disponibilizado para receber os 141 migrantes que se encontram a bordo do barco humanitário “Aquarius”, o comissário europeu para a Migração veio lançar um apelo.

“Não podemos confiar em acordos ‘ad-hoc’. Temos de ter soluções sustentáveis. A responsabilidade não é apenas de um ou poucos Estados-membros, mas da União Europeia no seu todo”, afirmou Dimitris Avramopoulos em comunicado.

Portugal é dos cinco países que se disponibilizou para receber os migrantes recolhidos pelo “Aquarius”, juntamente com França, Espanha, Alemanha e Luxemburgo. A informação foi avançada pelo ministro da Administração Interna.

“Haverá uma operação semelhante à que foi feita há um mês com o Lifeline”, anunciou Eduardo Cabrita esta terça-feira.

O Governo português concorda que “não podemos andar aqui de solução ‘ad hoc’ em solução ‘ad hoc’ sempre que um navio está à deriva no Mediterrâneo” e que é necessário “haver uma posição estável de nível europeu envolvendo todos”.

Desde junho que o “Aquarius” não resgatava ninguém. Na altura, esteve vários dias à deriva, com centenas de migrantes a bordo, à espera de poder atracar num porto europeu.

"Aquarius". 629 pessoas amontoam-se no navio que Itália recusou
"Aquarius". 629 pessoas amontoam-se no navio que Itália recusou

Operado pela SOS Mediterraneee e pelos Médicos Sem Fronteiras, o "Aquarius" transporta agora 141 pessoas resgatadas do mar na sexta-feira, perto da costa líbia.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Machado
    14 ago, 2018 Porto 16:13
    Não podemos andar sempre com soluções ad hoc ? Pois não. O que era preciso era ir à origem do problema. Ó vais...

Destaques V+