Tempo
|
A+ / A-

Itália

Governo regional confirma 26 mortos em Génova

14 ago, 2018 - 11:35

Há uma criança entre as vítimas mortais. Acidente ocorreu durante chuvas torrenciais. Veja o momento em que a ponte caiu.

A+ / A-
Equipas de socorro procuram vítimas nos escombros da ponte de Génova
Equipas de socorro procuram vítimas nos escombros da ponte de Génova

Veja também:


Parte da ponte Morandi, em Génova, caiu esta terça-feira atingindo vários edifícios e provocou pelo menos 26 mortos e 17 feridos. São os dados mais recentes, atualizados pelo governo regional da Liguria, a que pertence Génova.

Na lista de vítimas mortais estão 16 homens, 5 mulheres e uma criança de 10 anos.

Também esta tarde, o ministro italiano do interior, Matteo Salvini, já tinha admitido "cerca de 30 pessoas mortas" e dezenas de feridos. Já foram retiradas sete pessoas dos escombros com vida, avança o canal televisivo italiano RAI.

O troço que colapsou pertence à autoestrada A10.

As primeiras imagens do colapso da ponte em Génova
As primeiras imagens do colapso da ponte em Génova


A primeira agência a falar em vítimas foi a Adnkronos, que citava o chefe do serviço local de ambulâncias para dizer que havia "dezenas de mortos". Francesco Bermano declarou, ao jornal “La Repubblica”: “A dimensão é épica, dezenas de mortos estão entre aqueles que caíram do viaduto ou que ficaram presos sob os escombros. Os bombeiros e as equipas de socorro estão a retirar as vítimas”.

Na origem do acidente, que ocorreu perto das 11h30 (menos uma hora em Lisboa), pode estar uma falha estrutural da ponte, construída na década de 1960.

Parte da estrutura caiu sobre edifícios, arrastando várias viaturas – cerca de 10 veículos terão caído com a estrutura, avança a agência ANSA.



O acidente ocorre numa altura de chuvas torrenciais. O viaduto atravessa centros comerciais, fábricas, algumas casas, a linha ferroviária Génova-Milão e o rio Polcevera.

O ministro italiano dos Transportes fala em “imensa tragédia” em Itália. Danilo Toninelli diz no Twitter que está “a seguir com grande apreensão o que se passa em Génova, que aparenta ser uma “imensa tragédia”.


Uma testemunha citada pela “Sky Itália” afirma que havia “oito ou nove veículos em cima da ponte quando aconteceu o colapso” e descreve o que viu como “uma cena apocalíptica”. No Twitter, vão surgindo imagens, algumas classificadas como "arrepiantes".



A ponte foi alvo de trabalhos de manutenção em 2016 e, segundo a Autoestradas de Itália, estavam em andamento trabalhos para consolidar uma laje que continuava a dar origem a queixas por parte dos automobilistas. Para tal, foi instalado um guindaste, de modo a permitir que as atividades de manutenção começassem.

"As obras e o estado do viaduto eram alvo de constante monitorização”, garante a empresa.

As causas do colapso vão ainda ser investigadas e objeto de uma análise aprofundada, logo que seja possível aceder com segurança aos locais afetados.

O ministro italiano dos Transportes deslocou-se de imediato para o local do acidente. Edoardo Rixi classificou o cenário de "dramático".



[Atualizado às 22h40]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ana Alves
    14 ago, 2018 Oeiras 20:13
    Peço à equipa da Renascença que investigue os viadutos e pontes que neste momento estão em claro risco de que aconteça uma desgraça como esta. Um exemplo: o viaduto por cima da Avenida de Ceuta, em Lisboa. E que perguntem sem cessar: estão à espera que haja uma desgraça igual para se mexerem? Querem uma nova Entre-Os-Rios?
  • 14 ago, 2018 12:27
    O antonio costa em monchique tambem disse "basta ver que nao somos o unico pais a arder durante varios dias citando quem esta na linha da frente! Em portugal tambem caiem viadutos! Se nao morreu ninguem foi porque nao calhou"conforme nao calhou podia ter calhado!

Destaques V+