Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PIB cresce 2,3% no segundo trimestre

14 ago, 2018 - 09:35

INE revela que aumentou 0,5% em termos reais em comparação com o 1.º trimestre de 2018.

A+ / A-

O Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 2,3% em volume no 2º trimestre de 2018, quando comparado com o mesmo período do ano passado (2,1% no trimestre anterior).

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, para este crescimento, o principal contributo foi o da procura interna com um contributo mais positivo, em resultado da aceleração do consumo privado, enquanto o Investimento apresentou um crescimento menos acentuado, determinado em larga medida pela "diminuição da Formação Bruta de Capital Fixo em Material Transporte".

A procura externa líquida apresentou um contributo negativo idêntico ao observado no trimestre anterior.

Comparativamente com o 1º trimestre de 2018, o PIB aumentou 0,5% em termos reais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    14 ago, 2018 Lisboa 11:53
    Talvez possam usar esse resultado para evitar o descalabro da CP, ou para reequipar Hospitais e Escolas, ou para repor Serviços Públicos no interior - vendo bem, os impostos no interior também se pagam. Infelizmente acho que as capitalizações do Mário Vítor Gaspar Centeno vão continuar, pois a não ser assim, não podia mostrar "bons números" em Bruxelas ... Estou para ver o que vai acontecer quando Portugal passar de moda em termos de Turismo, os juros de dívida recomeçarem a crescer, e o BCE deixar de comprar dívida Pública...

Destaques V+