Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aljezur. Consórcio garante que cumpre “escrupulosamente a legislação"

13 ago, 2018 - 22:24

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé deferiu a providência cautelar interposta com o objetivo de travar o furo de prospeção de petróleo que estava previsto ser feito a partir de setembro, em Aljezur.

A+ / A-

O consórcio ENI-Galp garante que "sempre cumpriu escrupulosamente a legislação e as determinações das autoridades" no que se refere à licença para a prospeção de petróleo em Aljezur, distrito de Faro.

"O consórcio ENI-Galp sempre cumpriu escrupulosamente a legislação e as determinações das autoridades ao longo de todo o processo e continuará a fazê-lo", disse, num comunicado, em resposta à Lusa.

De acordo com a mesma fonte, até ao momento, os estudos preliminares foram realizados "sem qualquer atividade de perfuração", sublinhando que a decisão do Tribunal de Loulé de aceitar a providência cautelar contra o furo de petróleo teve por base "uma alegada irregularidade" de um processo conduzido pela Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

A Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP) anunciou que o Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé deferiu a providência cautelar interposta com o objetivo de travar o furo de prospeção de petróleo que estava previsto ser feito a partir de setembro, em Aljezur.

“Como é de conhecimento público, a PALP interpôs uma providência cautelar em tribunal. O processo tem decorrido no Tribunal [Administrativo e Fiscal] de Loulé e foi hoje conhecida a decisão. O tribunal decidiu suspender a ‘licença’ (título de utilização privativa do espaço marítimo) para prospeção que havia sido atribuída à ENI/GALP e assim impedir o prosseguimento de quaisquer trabalhos de prospeção ou execução da mesma”, anunciou a plataforma num comunicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nelo Silva
    13 ago, 2018 Vendas Novas 22:33
    Olha-me este... O senhor Hitler quando mandou matar os judeus também estava a cumprir escrupulosamente a legislação!! A lei é feita para beneficiar os interesses dos poderosos!! NÃO AO PETRÓLEO!

Destaques V+