Tempo
|
A+ / A-

Monchique quer “reorganização” da floresta

10 ago, 2018 - 21:52

A posição foi deixada esta sexta-feira pelo autarca Rui André.

A+ / A-

O presidente da Câmara de Monchique diz que o incêndio que deflagrou no concelho na última semana é "uma oportunidade de reorganização" da floresta e defendeu um "quadro de desburocratização" para a implementação de um "plano estratégico forte".

"Esta reunião foi bastante produtiva (...). Espero que se possa continuar este trabalho de articulação entre todos os organismos porque será importante definir um plano estratégico forte, porque esta oportunidade tem que ser aproveitada como uma janela de oportunidade para reorganizarmos a floresta e corrigir uma série de erros do passado", afirmou Rui André, depois de o primeiro-ministro ter anunciado medidas de apoio na sequência do incêndio no concelho algarvia.

O autarca falava aos jornalistas após uma reunião com António Costa, outros elementos do Governo e entidades da região do Algarve, depois de ser anunciado que Rui André vai coordenar um "programa de reordenamento económico" da Serra de Monchique.

No encontro participaram os presidentes de câmara de Monchique e de Portimão, um vereador em representação da presidente de Silves, bem como os ministros Adjunto, Pedro Siza Vieira, da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e os secretários de Estado do Desenvolvimento e Coesão, do Turismo, da Habitação, da Agricultura e Alimentação, e das Florestas e do Desenvolvimento Rural.

No final do encontro, que se prolongou por quase três horas, o autarca de Monchique sublinhou a importância de um "consórcio" entre todas as entidades envolvidas na recuperação do concelho, bem como criação de "um quadro de desburocratização" na implementação de medidas.

"Houve abertura por parte do primeiro-ministro e dos membros do Governo para criarmos uma medida de exceção, para podermos implementar um projeto inovador e que seja um exemplo", revelou, quando questionado sobre que resposta tinha obtido por parte do Governo.

O incêndio rural, combatido por mais de mil operacionais e considerado dominado esta sexta-feira de manhã, deflagrou no dia 3 à tarde, em Monchique, distrito de Faro, e atingiu também o concelho vizinho de Silves, depois de ter afetado, com menor impacto, os municípios de Portimão (no mesmo distrito) e de Odemira (distrito de Beja).

A Proteção Civil atualizou o número de feridos para 41, um dos quais em estado grave (uma idosa que se mantém internada em Lisboa).

De acordo com o Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais, as chamas já consumiram cerca de 27 mil hectares. Em 2003, um grande incêndio destruiu cerca de 41 mil hectares nos concelhos de Monchique, Portimão, Aljezur e Lagos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+