Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo pondera mexer no adicional ao IMI

10 ago, 2018 - 14:03

Alguns bancos estão a exigir aos clientes de leasing imobiliário os custos com este imposto.

A+ / A-

O Governo está a ponderar alterar as regras do Adicional ao IMI (AIMI) em 2019, depois de ter concluído que alguns bancos estavam a exigir aos clientes de leasing imobiliário os custos com este imposto, avança a agência Lusa.

Em março, o Bloco de Esquerda (BE) e o PSD denunciaram, em questões enviadas ao Ministério da Finanças, que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) está a cobrar 0,4% do valor patrimonial em regime de leasing imobiliário aos respetivos locatários, mesmo àqueles cujo montante contratualizado se afigura abaixo do limiar de 600 mil euros.

No ano passado, foi criado o AIMI, um imposto que incide sobre a soma dos valores patrimoniais tributários (VPT) dos prédios urbanos situados em território português.

Aos contribuintes singulares que detenham imóveis com um valor entre 600 mil e um milhão de euros é aplicada uma taxa de 0,7%, às empresas é aplicada uma taxa de 0,4% sobre a totalidade do VPT (sem a dedução de 600 mil euros).

Ora, nas perguntas e requerimentos enviados pelos grupos parlamentares do BE e do PSD era denunciado que os bancos estavam a cobrar AIMI aos seus clientes de locação financeira em imóveis com VPT inferior a 600 mil euros, que, por esse motivo, deveriam estar isentos de imposto tratando-se de pessoas singulares.

Na resposta aos deputados, que data de quinta-feira, o Ministério das Finanças confirma que os contratos celebrados entre a Caixa Leasing e Factoring e os locatários "contêm uma cláusula que prevê que o locatário suporta todas os encargos e despesas, nomeadamente impostos, emolumentos, taxas, licenças, multas, coimas e condomínio, que recaiam sobre o imóvel locado, por motivo da sua aquisição, registo, utilização e locação financeira, o que justifica que o AIMI seja repercutido no locatário".

Nesse sentido, e segundo a resposta do gabinete de Mário Centeno aos deputados, "o Governo está a ponderar uma iniciativa em sede de proposta de lei de Orçamento do Estado para 2019 que possa enquadrar a questão colocada".

No Portal da Queixa, um cidadão denuncia o mesmo tipo de discriminação feita pelo Santander Totta, afirmando que o banco lhe exigiu o pagamento do AIMI de uma casa com um VPT de cerca de 180 mil euros.

Ao mesmo tempo, recorda que o contrato de leasing feito impõe o pagamento de taxas e impostos devidos enquanto pessoa singular, mas não os devidos em função da qualidade de pessoa coletiva do banco.

O BE tinha requerido também alguma informação à CGD sobre este assunto, mas o gabinete do ministro das Finanças disse que o banco público considerou que os dados pedidos têm "natureza sigilosa".

O 'leasing' imobiliário consiste na locação financeira de imóvel, com opção de aquisição pelo valor residual no final do prazo determinado)

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Saque
    12 ago, 2018 lisboa 11:01
    O adiciona lé um travão á aquisição imobiliário e outrosÉ um imposto dissuador e mostra uma tendência marxista pura de saque e medo dos privados criarem riqueza cujos votos não controlados pelo estado o mesmo acontece no travão ás grandes empresas q estao a pensar sediar fora pais.O saque e PREC de esquerda está a evoluir e a criar caos na economia de forma lenta e progressiva.Dos top 20 da bolsa qts tem sede portugal?Esta é a hist´ria do João Ratao?

Destaques V+