Tempo
|
A+ / A-

Cenário em Silves continua “muitíssimo complexo"

08 ago, 2018 - 20:31

Patrícia Gaspar nega que tenha havido falhas, mas lembra que o fogo chegou a progredir mais de 2 kms/hora.

A+ / A-

A segunda comandante operacional nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Patrícia Gaspar, confirma que as condições meteorológicas “continuam desfavoráveis” na zona de Silves e que o cenário é “muitíssimo complexo”.

A estratégia para a noite de combate ainda vai ser redefinida, mas a ideia é voltar a usar as várias máquinas de rasto.

Em conferência de imprensa de balanço da situação no terreno, Patrícia Gaspar nega que tenha havido falhas, mas lembra que o fogo chegou a progredir mais de 2 kms/hora entre Silves e Messines.

O terreno muito acentuado dificultou a utilização de meios terrestres e o vento chegou a impedir a utilização de meios aéreos, refere a segunda comandante nacional.

Patrícia Gaspar aproveitou para repetir o apelo às populações. “Sigam escrupulosamente as indicações das forças de autoridade. Cumpram os conselhos de segurança” até porque “salvaguardar as vidas humanas continua a ser a nossa prioridade”.

O fogo, que começou em Monchique na sexta-feira, está a ser combatido por 1330 operacionais, 396 meios terrestres e 13 meios aéreos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sara
    08 ago, 2018 Lisboa 23:56
    Não sabem delinear barreiras, não saber ver a direção do vento, ardem porque há muito desconhecimento, arde por arder, arde porque é so eucaliptos, arde por que convem.o fogo comecou a 5/6 dias e tiveram 4 dias para fazer barreiras.
  • Vieira da Silva
    08 ago, 2018 Vagos 22:39
    Ó minha senhora, então o incêndio não estava 95% controlado?

Destaques V+