O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.
A+ / A-

Há um novo navio a caminho de Espanha com 87 migrantes a bordo

07 ago, 2018 - 07:31

A embarcação da ONG Proactiva Open Arms foi impedida de atracar em Itália e Malta.
A+ / A-

Um navio espanhol com 87 migrantes a bordo está a dirigir-se para o porto de Algeciras, no sul de Espanha, depois de Itália ter recusado recebê-lo. O navio pertence à Organização Não-Governamental (ONG) espanhola Proactiva Open Arms.

Os migrantes foram salvos na passada quinta-feira em águas internacionais frente à Líbia. São oriundos sobretudo do Darfour, uma região no oeste do Sudão e que faz fronteira com a Líbia.

Os portos mais próximos para o desembarque seriam os de Itália e Malta, mas ambos os países mantêm os portos fechados a navios de ONG’s.

O barco está há vários dias em alto mar, pelo que os chefes de missão esperavam poder desembarcar num porto espanhol mais próximo, como Valência ou Barcelona, evitando ter que fazer mais três dias de viagem até Algeciras. Porém, segundo o jornal 'El País', o governo de Pedro Sanchéz garante que este é o porto que pode garantir as melhores condições de chegada e atenção ao grupo, no qual se incluem oito menores.

Esta é a terceira vez que a Proactiva Open Arms tem que recorrer a Espanha para desembarcar pessoas resgatadas nas águas líbias.

A 4 de julho chegaram a Barcelona com 60 migrantes e a 21 de julho desembarcaram em Maiorca com dois cadáveres e uma mulher sobrevivente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel
    07 ago, 2018 Lisboa 11:48
    Vou criar uma ONG para transporte maritimo