Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Restabelecido fornecimento de energia aos concelhos de Cascais e Oeiras

03 ago, 2018 - 22:52

A normalidade foi "totalmente restabelecida cerca das 22h00", indica a EDP.

A+ / A-

O fornecimento de energia aos concelhos de Cascais e Oeiras foi restabelecido cerca das 22h00, depois de uma explosão na subestação de Trajouce, em Cascais, ter provocado a falha no abastecimento de várias localidades, segundo fonte da EDP distribuição.

A mesma fonte disse à agência Lusa que, além de localidades dos concelhos de Cascais e Oeiras, foram também afetadas "algumas localidades no concelho de Sintra", mas que o fornecimento de energia foi "totalmente restabelecido cerca das 22h00".

"O calor é muito, existe uma sobrecarga da rede muito grande, mas estamos em regime de alerta e conseguimos mobilizar muito rapidamente uma equipa para o local, que resolveu o problema com a maior celeridade, apesar de ser um problema de grande dimensão", afirmou.

"Estamos em estado de alerta desde ontem [quinta-feira] e vamos continuar até às 23h59 de domingo", acrescentou.

De acordo com fonte do município de Sintra, na origem do problema terá estado a "proteção de um transformador, da Subestação de Trajouce [em São Domingos de Rana, Cascais], que queimou por causa do calor".

Face à onda de calor que afeta o país, pelo menos, até domingo, com temperaturas máximas acima dos 40.º e que na quinta-feira bateram recordes históricos, a Proteção Civil estendeu o estado de alerta especial relativo aos meios de combate a incêndio aos distritos do Porto, Leiria, Aveiro, Braga, Viana do Castelo e Coimbra.

A Direção-Geral da Saúde aconselha as pessoas a permanecerem em ambientes frescos, a manterem as casas frescas e a beberem muita água, evitando a ingestão de álcool.

Por causa da persistência de valores elevados das temperaturas máximas o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu o aviso vermelho, o mais grave, a 11 distritos de Portugal continental até ao início da tarde de domingo, prevendo para hoje valores acima dos 40 em grande parte do território.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+