Tempo
|
A+ / A-

Velório de Celeste Rodrigues no Pátio da Galé, a partir desta quinta-feira

02 ago, 2018 - 01:01

Do mundo da música à política, muitas foram as personalidades que lamentaram a morte da fadista.

A+ / A-
Celeste Rodrigues foi mais do que “a irmã de Amália”. A voz que não vamos esquecer
Celeste Rodrigues foi mais do que “a irmã de Amália”. A voz que não vamos esquecer

O velório de Celeste Rodrigues, que morreu aos 95 anos, realiza-se esta quinta-feira, a partir das 19h00, no Pátio da Galé, na Praça do Comércio, em Lisboa, informou o neto da fadista, Diogo Varela Silva.

O funeral da fadista realiza-se na sexta-feira, a partir das 14h30, em direção ao cemitério dos Prazeres, onde será sepultada no panteão dos artistas.

Entre as reações à sua morte, o músico Jorge Fernando afirmou que Celeste Rodrigues é uma dessas pessoas que deviam ser eternas, e mostrou-se convicto de que a fadista "continuará a viver na cabeça e no coração das pessoas".

Camané recordou a "vivacidade incrível e contagiante" que a fadista mantinha aos 95 anos.

Luís de Castro, da Associação Portuguesa dos Amigos do Fado, afirmou que a fadista era "senhora de uma voz bonita, tendo desenvolvido, ao longo de uma carreira de mais de 60 anos, as suas extraordinárias qualidades de intérprete".

A essa "capacidade interpretativa não era alheia a sua grande inteligência e interesse por tudo, muito especialmente poesia", acrescentou Luís de Castro, que era amigo da fadista há décadas.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, referiu a "voz única", a alegria, a amabilidade e a forma como Celeste Rodrigues "nunca perdeu a curiosidade de conhecer um mundo em permanente mudança".

"Celeste Rodrigues tinha de facto uma voz única, distinta da voz da sua mãe, distinta da voz da sua irmã Amália, distinta na sua independência, autonomia e sobretudo alegria", lê-se numa mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa.

O primeiro-ministro, por seu turno, elogiou a forma "plena e livre" de estar na vida de Celeste Rodrigues, e disse esperar que a sua voz continue "a inspirar gerações".

Numa mensagem na sua conta oficial do Twitter, António Costa referiu-se à irmã de Amália Rodrigues como "querida amiga", recordando a sua "forma de estar no fado, plena e livre".

O ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, em comunicado, afirmou que a fadista "inspirou gerações de artistas com o seu talento e dedicação", e protagonizou uma "vibrante carreira".

Celeste Rodrigues, nascida no Fundão, a 14 de março de 1923, morreu hoje, em Lisboa, e celebrizou fados como "A Lenda das Algas", "Fado das Queixas", "Noite de Inverno" e "Saudade vai-te embora", tendo, ao longo de uma carreira de 73 anos, pisado os mais diferentes palcos, desde as casas de fado em Lisboa, ao antigo Casino da Urca, no Rio de Janeiro, com a irmã Amália Rodrigues, do Teatro dos Campos Elísios, em Paris, ao Concertgebouw, em Amesterdão, ou ao Queen Elizabeth Hall, em Londres, entre outros.

A fadista era uma "lenda viva", para Madonna, mas foi Argentina Santos a reconhecer-lhe o segredo da sua voz, "uma caixinha de música [que tinha] na garganta".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+