Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Facebook deteta novo plano para influenciar eleições nos EUA

31 jul, 2018 - 20:24

​No total, a maior rede social do mundo removeu 32 contas e páginas suspeitas de estarem a tentar interferir nas eleições através da divulgação de notícias falsas.

A+ / A-

O Facebook detetou uma campanha para tentar influenciar o resultado das eleições de novembro para o Congresso dos Estados Unidos e eliminou dezenas de contas falsas.

No total, o Facebook removeu 32 contas e páginas suspeitas de estarem a tentar interferir nas eleições através da divulgação de notícias falsas ou criação de eventos, como uma manifestação.

A empresa identificou 17 perfis suspeitos no Facebook e sete contas na rede social Instagram.

Mais de 9.500 mensagens foram publicadas por estas contas suspeitas no Facebook e um conteúdo no Instagram, criados entre março de 2017 e maio deste ano.

Uma das páginas agora encerrada tinha mais de 290 mil seguidores. Aztlan Warriors, Black Elevation, Mindful Being e Resisters eram as contas mais populares.

Os responsáveis pela rede social explicam que a investigação ainda está numa fase “muito precoce” e, até ao momento, ainda não sabem que está pode detrás destas contas.

O Facebook adianta, em comunicado, que os criadores das contas falsas realizaram grandes esforços para ocultar a sua verdadeira identidade, superiores ao plano russo para influenciar a campanha presidencial de 2016.

A maior rede social do mundo considera que a luta contra a interferência na democracia é uma autêntica "corrida às armas".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+