Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Campeões Europeus sub-19

"A união é a mais valia desta equipa", destaca Pedro Filipe

30 jul, 2018 - 12:09

Pai de João Filipe, um dos melhores marcadores do europeu, analisa a conquista do campeonato e diz estar expectante com o futuro do filho, que para já passará pela equipa B do Benfica.

A+ / A-

Pedro Filipe, pai de João Filipe, mais conhecido por “Jota”, em declarações a Bola Branca destaca a união do grupo, a esperança para o mundial sub-20 e a expectativa no futuro do filho.

A seleção sub-19 sagrou-se, este domingo, campeã da Europa após vencer a Itália por 4-3 num jogo emocionante que só ficou resolvido no prolongamento. Pedro Filipe destaca a união “indescritível” do grupo, para que fosse possível ganhar a final, num jogo em que Portugal até esteve a ganhar por 2-0, mas viu a Itália chegar à igualdade.

“A união é a mais valia desta equipa: para além de terem excelentes jogadores, conhecem-se há muito tempo. Todos os anos entram novos, mas é como se estivessem cá há 5 ou 6 anos. É fantástico.”, declara.

A esperança em Hélio Sousa e no Mundial sub-20

Para além de ter saído vencedora deste campeonato, a seleção portuguesa também garantiu o apuramento para o Mundial sub-20, que se realiza no próximo ano, na Polónia.

Pedro Filipe destaca a importância do treinador, Hélio Sousa, e acredita que esta equipa possa “fazer um bom trabalho” na próxima competição.

“Se esta equipa já foi campeã de sub-17, agora de sub-19, acredito que tem hipóteses de desde logo fazer um bom trabalho. Não sei se conseguimos ser campeões, mas pelo menos vamos lá para ser, depois de lá estramos logo se vê.”, analisa.

“O Hélio Sousa consegue levar a equipa para a frente, tem feito um bom trabalho. É a terceira final seguida dele e consegue sempre gerir muito bem as equipas”, prossegue.

O futuro "para já" é na equipa B

Pedro Filipe acredita que não basta reconhecer o valor da equipa porque “se os clubes em Portugal não apostarem neles, é um trabalho inglório”.

O mesmo se aplica ao seu filho, “Jota”, que esteve em destaque no europeu ao ser, juntamente com Trincão, o melhor marcador da prova com cinco golos marcados, dois deles na final. Pedro Filipe espera que “as decisões certas sejam tomadas nos clubes”.

“O que está previsto é que jogue na equipa B [do Benfica]. É onde se vai apresentar. Agora o futuro o dirá, estou expectante para ver o que vai acontecer, mas para já é a equipa B.”, considera.

Rui Vitória estará atento ao médio, “benfiquista desde pequeno”, que tem atuado entre os juniores e a equipa B dos encarnados: “O mister Rui Vitória conhece-o e penso que deve ter tirado algumas notas que complementem o dossier que ele tem sobre o João”.

João Filipe, na época passada, fez 14 jogos ao serviço da segunda equipa do Benfica e não marcou nenhum golo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+