Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ahed Tamimi. Símbolo da resistência palestiniana já saiu da prisão

29 jul, 2018 - 08:56

Ahed Tamimi tornou-se um símbolo da resistência palestiniana à ocupação israelita.

A+ / A-
Depois da prisão, Ahed quer defender a Palestina através da advocacia
Depois da prisão, Ahed quer defender a Palestina através da advocacia

A jovem palestiniana Ahed Tamimi, que em dezembro do ano passado ficou mundialmente conhecida depois de enfrentar um oficial israelita e um soldado numa aldeia da Cisjordânia, já está em liberdade.

A Amnistia Internacional confirma a libertação da jovem de 17 anos, Ahed Tamimi, que cumpriu 8 meses de prisão em Israel por retaliar contra o soldado que baleou com balas de borracha o seu primo de 14 anos.

A jovem activista palestiniana foi presa, no final do ano passado, na sequência de protestos contra a decisão de Donald Trump de reconhecer Jerusalem como capital de Isarel. A ação da jovem foi filmada, e o vídeo que mostra Ahed Tamimi a bater em dois soldados armados, que usava mascaras de gás lacrimogéneo, tornou-se viral.

Uma festa manchada de sangue
Uma festa manchada de sangue

De acordo com o porta-voz do serviço prisional, citado pela Associated Press, a jovem e a sua mãe, que também estava detida, foram libertadas esta manhã e transferidas, pelo exército israelita para os territórios palestinianos.

Ahed Tamimi tornou-se um símbolo da resistência palestiniana à ocupação israelita, com muitos palestinianos a verem no ato de Tamimi uma representação de coragem.

Em Telavive, o ato da jovem, na altura com 16 anos, foi visto como uma provocação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    30 jul, 2018 01:59
    O estado de Israel é um estado fascista.

Destaques V+