Tempo
|
A+ / A-

​Papa suspende antigo arcebispo de Washington, acusado de abusos sexuais

28 jul, 2018 - 12:27 • Agência Ecclesia

Arcebispo emérito foi suspenso “do exercício de qualquer ministério público”, bem como a “obrigação de permanecer numa casa que lhe será indicada, para uma vida de oração e arrependimento”.

A+ / A-

O Papa Francisco suspendeu do exercício público do ministério o antigo arcebispo de Washington (EUA), D. Theodore McCarrick, acusado de abusos sexuais, aceitando a sua renúncia como membro do Colégio Cardinalício.

O anúncio foi feito este sábado em comunicado divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé.

O Vaticano precisa que o até agora cardeal enviou uma carta ao Papa, na qual apresentou a sua “resignação” como membro do Colégio Cardinalício.

Francisco aceitou esta renúncia e determinou a suspensão do arcebispo emérito “do exercício de qualquer ministério público”, bem como a “obrigação de permanecer numa casa que lhe será indicada, para uma vida de oração e arrependimento”, até que as acusações que foram feitas sejam examinadas “num processo canónico regular”.

O presidente da Comissão Pontifícia para a Tutela dos Menores (Santa Sé) tinha pedido esta semana “procedimentos mais claros” para casos de abusos sexuais que envolvam bispos católicos.

O cardeal Sean Patrick O’Malley, arcebispo de Boston (EUA) reagia à polémica provocada pelo ‘caso McCarrick’, acusado de abuso sexual contra menores e comportamento sexual inadequado com adultos.

Estas presumíveis ações, quando cometidas seja por quem for, são moralmente inaceitáveis e incompatíveis com o papel de sacerdote, bispo ou cardeal”, defende numa nota o cardeal O’Malley, que está à frente da Comissão Pontifícia para a Tutela de Menores desde 2014, o ano em que foi instituída pelo Papa Francisco.

O responsável mostrou-se “profundamente perturbado” pelas notícias sobre o cardeal Theodore McCarrick, de 88 anos, considerando que as mesmas “traumatizaram muitos católicos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+