Tempo
|
A+ / A-

​Lisboa

Vereador bloquista de Lisboa pode ganhar milhões com venda de prédio

27 jul, 2018 - 10:10

Ricardo Robles, habitual crítico da especulação imobiliária, comprou, juntamente com a irmã, um prédio por quase 350 mil euros. Investiram 650 mil euros em obras e, agora, o imóvel está avaliado em 5,7 milhões.

A+ / A-

O vereador do Bloco de Esquerda no Câmara de Lisboa, Ricardo Robles, é co-proprietário de um edifício em Alfama que está à venda por 5,7 milhões de euros. Robles e a irmã, Lígia, compraram o prédio em 2014 à Segurança Social, por 347 mil euros. A notícia está a ser avançada na edição desta sexta-feira do “Jornal Económico”.

De acordo com o jornal, o bloquista e a irmã investiram 650 mil euros em obras de requalificação e chegaram a acordo com quase todos os inquilinos para acabar os contratos de arrendamento.

Já no final de 2017, com o edifício reabilitado e com mais um andar, colocaram-no à venda numa imobiliária especializada em imóveis de luxo, com uma avaliação de 5,7 milhões de euros, o que significa 29 mil euros por metro quadrado. Por outras palavras, terão uma mais-valia potencial de 4,7 milhões de euros.

Ricardo Robles, que tem sido um dos mais ferozes críticos da especulação imobiliária na capital, já se pronunciou sobre o assunto na sua página do facebook

Robles esclarece que “como co-proprietário, aceitei que, por razões familiares, o prédio fosse colocado à venda”, acrescentando que o negócio “foi entregue no final do ano de 2017 à imobiliária, que o avaliou em 5,7 milhões de euros”.

“O prédio não foi vendido e foi retirado do mercado, embora mantenhamos a intenção de venda a breve trecho”, diz.

Robles esclarece ainda que a realização de obras aconteceu por exigência da Câmara Municipal de Lisboa. O bloquista detalha ainda que, no momento de aquisição, o imóvel tinha cinco contratos de arrendamento ativos: um escritório, uma habitação e três lojas. No caso da habitação, o casal quis fazer novo contrato de arrendamento, por oito anos e com uma renda mais alta – 170 euros. O escritório estava abandonado e “o arrendatário renunciou ao contrato mediante indemnização”. Uma das lojas “estava devoluta há vários anos e foi entregue sem indemnização” e, numa outra loja, o arrendatário também optou por renúncia de contrato com indemnização. As negociações com os arrendatários da terceira loja ainda decorrem em tribunal. A proposta em cima da mesa é que seja paga aos arrendatários uma indeminização de 120 mil euros.

Em março de 2018, Robles lamentou, em entrevista ao Diário de Notícias, que o problema da habitação se venha "a agravar em Lisboa". "Os preços continuam a aumentar brutalmente e isto está a criar uma crise social. Encontrar casa, seja para arrendar seja para compra, apesar de o crédito para a habitação estar mais acessível, continua a ser proibitivo", afirmou. "Esta é uma cidade cada vez mais para ricos e menos para lisboetas e para quem quer viver na cidade, para trabalhar, morar, estudar."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Helena Matos
    29 jul, 2018 Coimbra 12:57
    Umas quantas perguntas sobre o assunto: 1. Como é que um banco público empresta quase meio milhão de euros para o restauro de um prédio a um fulano q declara ganhar menos de 2 mil euros por mês? Pelos vistos a torneira só se fecha para alguns. 2. Como é que o Estado vende um prédio com uma área astronómica e numa zona previlegiada de Lisboa apenas por 350 mil euros? 3. Como é que alguém consegue fazer obras de monta num prédio em Lisboa em pouco mais de 2 anos com o aval e a licença de todas as entidades, qdo o comum dos lisboetas sabe o calvário e o tempo por q passa para ver aprovado pela CML um projetito de meia tigela? 4. Que significado tem no dicionário do sr Robles a expressão "especulação imobiliária"? Que nome tem gastar 1 milhao e vender por 5 milhões? 5. Como é que a dirigente do BE salta logo de sopetão a dizer q o jornal mente qdo o próprio sr Robles não consegue desmentir uma só afirmação e tenta apenas justificá-las atabalhoadamente e querendo fazer de todos nós uns totós? 6. Entre as justificaçoes atolambadas surge a de que o prédio já não está à venda. Deixou de estar em Abril. Vai uma apostinha em como foi por essa altura q se descobriu a marosca? 7. Que nome dá o BE a um fulano que enche a boca a falar contra a especulação imobiliária, diabolizando tudo e todos, e depois a pratica em toda a linha? 8. O BE toma-nos a todos por pacóvios, patetas ou lerdos? Até qdo é q gentinha desta resolve que goza connosco?
  • CIDADÃO
    28 jul, 2018 Planeta TERRA 23:29
    Caramba!!! 347 mil euros para comprar o imóvel, mais 650 mil euros em obras. Se a aritmética não me falha, são 997 mil euros!!! Eh lá !!! Há carcanhol!!! Capitalista encapuçado!!! E depois anda a mandar postas de pescada sobre especulação imobiliária. Atenção, na actual sociedade ocidental, a especulação não é ilegal. Mas continua IMORAL. E para um partido de extrema-esquerda, é mesmo CARA-DE-PAU SEM VERGONHA
  • fanã
    27 jul, 2018 aveiro 19:48
    Não tendo nada de ilegal, não vejo porque razão é que certos endireitados se metem a especular, insinuar, e fazer deste não assunto um caso Politico !...............Se fossem todos os membros do parlamento sujeitos a investigações, aposto que se descobririam muitas ILEGALIDADES . Mais uma vez digo : "quem aponta o dedo a outrem , tem de ter o seu limpo" . Mas para a oposição todos os esforços são poucos para desestabilizar o Governo actual , mesmo recorrendo as mais baixezas acções !
  • Americo
    27 jul, 2018 Leiria 18:23
    Este "artista", Costa, criticavam o anterior governo por não "atacar" os especuladores imobiliários. Pois bem, afinal eles é que são especuladores imobiliários. E vamos nós acreditar nestes "politicos" ?
  • Antonio Soua
    27 jul, 2018 LEIRIA 17:05
    Não tenho nada a haver com o BE. Aliás, bem longe- Mas a inveja é terrível. É tudo dor de cotovelo. Carlos Abreu Amorim, Duarte Marques é tudo muito mau. Se tiver a oportunidade, Sr. Robles, faça muitos negócios destes e seja feliz.
  • Martins
    27 jul, 2018 LX 16:00
    Vem à memória o velho ditado: "Faz como frei Tomaz... Faz o que ele diz, não faças o que ele faz!" Vindo de um bloqueiro nem me causa muito espanto. Aquilo é só fachada.
  • O comum
    27 jul, 2018 Lisboa 13:06
    A compra de um imóvel por um preço e posterior venda por um preço superior não é ilegal, sendo esta uma regra de mercado onde supostamente Portugal se insere. Todavia, para um partido como o BE ou para o PCP, que defendem uma sociedade sem classes, a abolição de uma sociedade capitalista, porquanto esta é a causa de opressão para os trabalhadores, ter esta conduta dita "especulativa" será obviamente de repugnar e rejeitar. O cidadão Ricardo Robles tem toda a legitimidade para o fazer. O político e Vereador do BE Ricardo Robles não tem qualquer valor e como tal deixa de merecer qualquer respeito. A coerência de Álvaro Cunhal se lhe valeu a crítica dos países ocidentais ditos democráticos, não deixou de valorizar e respeitar a verticalidade de quem abraçou uma causa e viveu para ela. O problema é quando o BE, enquanto dito de esquerda, é um emaranhado de meninos ricos que acham engraçado defender os pobrezinhos, pois fica bem, tal como Lobo Antunes muito bem descrevia em relação à sua família, onde havia pessoas que davam esmolas para os pobres de então, uma vez que ficava bem cada uma das Tias ter o seu "Pobrezinho de Estimação".
  • Filipe
    27 jul, 2018 évora 12:20
    Encontrar hoje um político que viva apenas com o ordenado milionário é raro , todos tem fundos de fazer inveja a qualquer califa das Arábias . Antes de Portugal entrar na CEE os políticos eram pobres e eram honestos . Não pilhavam o Estado , faziam política pela camisola que envergavam . Depois , é fácil e raro de encontrar políticos que vivam com euros contados ao fim do mês , fácil é de encontra agulhas corruptas num palheiro Português cheio de gente abutre e parasita . Marcelo Caetano custava arranjar 500 escudos para vestir a filha para o acompanhar ... Salazar morreu pobre e fez erguer património em Portugal que depois da CEE ainda se utiliza e nem a entrada de Portugal na CEE o fez aumentar , fez aumentar os desvios ... para o bolso de alguns ou quase todos os políticos . Desde as forças de segurança às empregadas de limpeza do Estado e até nas Presidências das Repúblicas existem furtos ao Estado ... até no Exército pilham sopas ... e armas . Mas afinal o que espanta esta notícia , se afinal é tudo normal .

Destaques V+