Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Criticado por populares, ministro grego diz que construções ilegais "agravaram o desastre"

26 jul, 2018 - 20:14

Cerca de metade dos edifícios atingidos pelos incêndios na Grécia não estão em condições de ser habitados.

A+ / A-

A construção ilegal dificultou o ataque ao fogo que matou mais de 80 pessoas na Grécia e "agravou o desastre". A tese é do ministro grego da Defesa, Panos Kammenos.

Confrontado esta quinta-feira pela população, que exigia saber porque ficaram horas à espera dos meios de socorro, Panos Kammenos responsabilizou a construção desordenada, que bloqueou os acessos.

“Em Mati e nesta costa de Atenas, a maioria destas propriedades não tem licença e ocuparam a costa sem regras. Depois desta tragédia, penso que é o momento de entenderem o perigo, para eles e para as famílias, de não seguirem as regras e as leis”, disse o governante à BBC.

Já o ministro responsável pela Proteção Civil, Nikos Toskas, afirma existirem “indícios sérios” de que os fogos desta semana nos arredores de Atenas tiveram mão criminosa.

Cerca de metade dos edifícios atingidos pelos incêndios na Grécia não estão em condições de ser habitados.

É a conclusão das inspeções que decorreram nos últimos dias. Segundo o Ministério das Infraestruturas, 1280 edifícios não são seguros.

Entretanto a Airbnb, a plataforma de alojamento local, está a disponibilizar quartos grátis para as vítimas e trabalhadores voluntários.

O último balanço aponta para 83 mortos, mas equipas de busca e salvamento ainda procuram pelos desaparecidos.

Cerca de 60 feridos ainda estão internados, 11 nos cuidados intensivos.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    26 jul, 2018 20:35
    Queria ver se ele dizia isso se tivesse sido a casa dele a arder. Políticos tão idiotas... Mas se em vez dos neoliberais do Syriza estivessem no poder os reaccionários da Nova "Democracia" (à falta de melhor nome) seria a mesma porcaria.

Destaques V+