Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ryanair garante que não há interrupções na operação em dia de greve

26 jul, 2018 - 10:45

Apesar de haver vários voos cancelados em Lisboa, Porto e Faro, a Ryanair diz que "os voos agendados estão a operar normalmente".

A+ / A-

Veja também:


A transportadora aérea Ryanair diz que não há interrupções na sua operação, além dos voos previamente cancelados, no segundo dia de greve dos tripulantes de voo em Portugal, Espanha e Bélgica.

À semelhança de uma informação divulgada quarta-feira na rede social Twitter, a companhia área de baixo custo pediu desculpa aos 50 mil passageiros afetados pela paralisação e garantiu estar a operar normalmente os voos agendados.

Pelas 9h30, as informações disponibilizadas pela gestora dos aeroportos nacionais, ANA, davam conta de oito cancelamentos no aeroporto de Lisboa.

Em declarações à agência Lusa, Bruno Fialho, dirigente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), indicava que, até às 8h45, cerca de 75% dos voos da Ryanair com partida e chegada aos aeroportos do continente foram cancelados devido à greve.

“Posso confirmar que sete dos voos planeados foram cancelados no Porto, em Faro foram todos cancelados, ou seja, sete em sete, e em Lisboa estão três cancelados dos cinco planeados”, disse à Lusa o dirigente sindical.

Bruno Fialho adiantou também que o sindicato recebeu informações sobre a atuação de inspetores da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) em dois aviões no aeroporto de Lisboa hoje de manhã.

“A ACT foi verificar se os tripulantes que estavam dentro de dois aviões da Ryanair hoje de manhã eram tripulantes das bases portuguesas ou se eram substitutos de grevistas. Neste momento não tenho mais informação”, disse.

A Ryanair tem estado envolvida, em Portugal, numa polémica desde a greve dos tripulantes de cabine de bases portuguesas, no período da Páscoa, por ter recorrido a trabalhadores de outras bases para minimizar o impacto da paralisação.

A empresa admitiu ter recorrido a voluntários e a tripulação estrangeira durante a greve.

Com a greve, os trabalhadores querem exigir que a transportadora irlandesa aplique a legislação nacional, nomeadamente em termos de gozo da licença de parentalidade, garantia de ordenado mínimo e que retire processos disciplinares por motivo de baixas médicas ou vendas a bordo dos aviões abaixo das metas definidas pela empresa.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+