Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bulgária alerta Grécia e Turquia para risco de cheias

25 jul, 2018 - 08:34

Chuvas intensas devem aumentar o caudal dos rios Arda e Maritsa, que atravessam os três países.

A+ / A-

A Bulgária adverte os seus vizinhos do Sul - a Grécia e a Turquia - para o risco de cheias em breve, já que as chuvas intensas devem aumentar o caudal dos rios Arda e Maritsa, que atravessam os três países.

O alerta chega numa altura em que os serviços de emergência gregos lidam com os piores incêndios dos últimos anos e que já fizeram mais de 70 mortos.

A represa de Ivaylovgrad, na região de Arda, nas montanhas orientais de Rhodope, deverá transbordar nos próximos dias, devido à quantidade de chuva esperada, informa o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Bulgária.

O rio Arda corre no leste da Grécia e junta-se ao rio Maritsa na zona fronteiriça da Grécia com a Turquia.

Segundo as autoridades búlgaras, é esperado um grande aumento do volume de água no rio Maritsa, esta quarta e quinta-feira. Há probabilidade de inundações perto da cidade búlgara de Svilengrad, junto da fronteira com a Turquia.

A Bulgária tem registado níveis de precipitação acima da média para o verão, que originaram inundações. As autoridades búlgaras declararam o estado de emergência em vários municípios. Na terça-feira, um homem morreu depois de ser levado pelas águas da enchente na cidade búlgara de Teteven.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+