Tempo
|
A+ / A-

Clima húmido não afeta quantidade das colheitas. Já o sabor...

23 jul, 2018 - 14:43

A agricultura familiar também tem sofrido com o clima mais húmido, que tem proporcionado “o crescimento exagerado de ervas”.

A+ / A-

O volume da generalidade das colheitas em 2018 é “bom”, apesar do tempo instável registado nos últimos meses, mas a qualidade dos produtos pode ser afetada pela falta de sol, disse a Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

“As colheitas deste ano, em geral, são boas, embora haja nuances. Há produções permanentes (frutas) com volumes de colheitas bastante assinaláveis, acima do normal, o mesmo acontece com o azeite. Também há que diferenciar o azeite produzido no olival [tradicional] do ‘óleo de azeitona’, mais produzido no olival superintensivo, que gosta e precisa de água”, disse o dirigente da CNA, João Dinis, citado pela agência Lusa.

De acordo com o responsável, apesar do volume de colheitas registar “boas quantidades”, as produções mediterrâneas a céu aberto, como frutas e hortícolas, “também precisam de muito sol, que tem faltado este ano”.

Por isso, “a qualidade, mais entendida até como o bom sabor, não é a melhor e [há] ainda produções desta época que se atrasam na sua maturação, [precisamente] pela falta de sol”.

A agricultura familiar também tem sofrido com o clima mais húmido, que proporciona “o crescimento exagerado de ervas”, atrasando “o trabalho das máquinas na colheita” e, consequentemente, aumentando os custos de produção.

Por sua vez, a vinha “apresenta-se com boas perspetivas”, embora necessite de muitos tratamentos contra, por exemplo, pragas e doenças, “o que faz aumentar os custos de produção”.

“Há culturas permanentes - para além da floresta - que sofreram bastante com os incêndios florestais. Arderam olivais, pomares, vinha e também apicultura e pecuária no geral, o que implica a redução destas produções nas regiões onde passaram os piores incêndios e que também provocaram perda de rendimentos”, frisou.

Para João Dinis da CNA, o escoamento destes bens agroalimentares continua a ser influenciado pela “’ditadura’ comercial dos hipermercados, ficando o pequeno e médio produtor de base familiar sem acesso às prateleiras”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+