Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Teresa Leal Coelho propõe usar Tancos para descongestionar Portela

23 jul, 2018 - 06:54 • Eunice Lourenço

Vereadora do PSD quer táxis fluviais, diz que a Carris está numa situação dramática e ilegal. E pede união no PSD.

A+ / A-

Ir de Belém ao Parque das Nações de táxi fluvial ou mesmo chamar um uber para chegar a Almada - é o que propõe Teresa Leal Coelho, vereadora do PSD em Lisboa, que esta semana vai reunir com a presidente da câmara de Almada - a socialista Inês Medeiros - para discutir o transporte fluvial, um tipo de transporte que, para Leal Coelho, também podia ajudar a descongestionar o aeroporto Humberto Delgado, usando o aeródromo de Tancos e barco a ligar Santarém e Lisboa.

Teresa Leal Coelho, que ficou em terceiro lugar nas ultimas autárquicas, diz que o presidente da câmara de Lisboa, Fernando Medina, já acolheu muito bem a sua proposta de transporte publico individual no rio, mas quer estender a proposta a outros concelhos.

“Pode chamar-lhe taxi ou uber. Esses transportes individuais têm a vantagem de, a qualquer hora, a qualquer momento, podermos fugir ao transito chamando um transporte fluvial individual. E tem outra vantagem que é promover economia na cidade de Lisboa”, defende a vereadora que defende uma primeira fase de implementação ao longo da margem de Lisboa, mas depois a extensão aos concelhos limítrofes.

A deputada ex-vice-presidente do PSD não se fica por aqui. Também propõe uma solução para o congestionamento do aeroporto de Lisboa que passa por usar a base de Tancos e depois vir de barco até à capital.

“O governo devia estar neste momento a estudar a solução Porto + Tancos. Teria uma solução imediata”, defende leal Coelho, lembrando que a solução Montijo demora três a quatro anos.

“Usar o aeródromo de Tancos permitiria a custos baixos uma solução intermédia ou complementar, que podia ficar para sempre e podia ser uma forma de desenvolver o território. E poida depois ‘casar com o meu projeto dos transportes fluviais. Podia desenvolver-se uma carreira de Santarém para Lisboa”, defende Teresa Leal Coelho

Em entrevista à Renascença, a vereadora avança que a Carris, que foi entregue à gestão municipal, está em situação ilegal. Há 110 milhões de euros em falta - que têm de ser disponibilizados pelo governo ou pela camara - o que a faz dizer que a situação é dramática.

“O código das sociedades comerciais obriga a que o capital próprio da empresa seja pelo menos metade do capital social e neste momento há um iato de 110 milhões de euros. Está neste momento numa situação de ilegalidade”, explica.

Quanto a outro caso que envolve a autarquia e dirigentes locais do PSD - a investigação tutti fruti, Teresa leal Coelho diz que o PSD tem de estar “acima de qualquer suspeita” e lembra que quando liderou a lista do PSD nas autárquicas do ano passado rompeu com a concelhia do partido.

Já quanto ao PSD, Leal Coelho - que foi vice de Passos coelho - faz uma avaliação positiva da liderança de Rui Rio e apela à união tendo em conta as próximas eleições.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Marco Almeida
    24 jul, 2018 Olhão 12:21
    Isto deve de têr sido a seguir ao almoço de certeza
  • Martins
    24 jul, 2018 LX 11:43
    Os nossos autarcas lisboetas na sua alucinação permanente.... Tínhamos o medina e agora vem esta com ideias aparvalhadas!
  • Lucas
    24 jul, 2018 Lisboa 10:09
    Lisboa também não é Banguecoque e a "infestação" dos TukTuk é o que se vê Não entendo a de Tancos... mas a utilizar Beja só mesmo quando houver bons meios de transporte entre Beja e Lisboa ou Faro.... Não faz sentido fazerem um aeroporto como o que fizeram em Beja sem primeiro terem feito os acessos, pelo menos uma ligação ferroviaria rapida.. acredito que com meios de ligação Beja seria concerteza uma boa alternativa mas isto é Portugal e como tal a construção de uma "casa" começa pelo telhado
  • 24 jul, 2018 aldeia 08:51
    descobriu a pólvora!,.........ahahahaha
  • DMC
    23 jul, 2018 Alcabideche 09:59
    Será que esta senhora pensou por um momernto antes de falar ? Lisboa não é nenhuma cidade do vietname para andar de barco.. e esta opção do aeroporto então é do mais descabido que existe, porque razão se iriar para Tancos se tem Beja à mesma distancia e pronto a usar vai estudar Relvas !
  • ´João MV
    23 jul, 2018 Lisboa 09:07
    Só diz asneiras. Nunca mais se cala.

Destaques V+