Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ozil abandona selecção alemã devido a insultos racistas

22 jul, 2018 - 20:46

O centro-campista alemão, de ascendência turca, foi duramente criticado depois de ter publicado uma foto ao lado do presidente da Turquia.

A+ / A-

O estrela do futebol alemão Mesut Ozil anunciou, este domingo, que não jogará mais pela seleção da Alemanha, considerando que foi alvo de racismo e desrespeito.

Numa declaração emocionada, Ozil, 29 anos, filho de imigrantes turcos, queixou-se de ter recebido ofensas, tanto de adeptos como de responsáveis políticos, depois de ter publicado uma foto, em maio, ao lado do presidente da Turquia, Tayyip Erdogan. O jogador especificou alguns dos insultos: "porco turco" e turco de m...".

"É porque é a Turquia? É porque sou muçulmano? Acho que aqui há uma questão importante", desabafou Ozil.

"Depois de muita reflexão, é com o coração pesado que, devido aos recentes acontecimentos, deixarei de jogar pela Alemanha a nível internacional, por ter este sentimento de racismo e desrespeito", anunciou.

"Sinto-me indesejado e penso que o que consegui desde a minha estreia internacional em 2009 foi esquecido."

"Eu costumava usar a camisa alemã com tanto orgulho e emoção, mas agora não o faço", reforçou o atleta.

Ozil acabou por ser, mais recentemente, um dos bodes expiatórios de muitos adeptos para o insucesso da Alemanha na defesa do título mundial, na Rússia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    23 jul, 2018 14:22
    Ó "KGBista", marxista era a tua mãe.
  • Anónimo
    23 jul, 2018 14:22
    Título enganador! Ozil não abandonou a selecção alemã devido a insultos racistas mas sim devido a ter sido criticado (e bem) por ter declarado o seu apoio ao ditador turco Erdogan. Se Ozil gosta assim tanto de Erdogan, que jogue pela selecção turca. Se Ozil gosta assim tanto de um ditador, não deve viver num país democrático. Que vá viver para a ditadura que tanto apoia!
  • KGBista
    23 jul, 2018 lisboa 10:20
    No desporto começam a aparecer tics ditatoriais marxistas q irá prejudicar o desporto. É o ataque e infiltraçao politica no desporto Mundial.Os pretos,esverdeados,amarelos,mulatos,indios,caucasianos,ciganos,muçulmanos etc nunca deixarão de o ser apesar da pressão politica e os midias deixarem de referir a etnia ou origem.Esta atitude é de censura e omissão .O que vale á net internacional que poe o preto no branco e não esconde as realidades.A atitude redutora na informação revela existir uma agenda escondida e ditatorial extremista.

Destaques V+